Dinos do Brasil: Museu de Ciências da Terra participa de documentário no Canal Futura

12/02/2025 às 14h29
 | Atualizado em: 19/02/2025 às 19h20
Ouvir Notícia

A produção destaca as principais descobertas paleontológicas do país, com a participação de pesquisadores do MCTer, que apresentam fósseis icônicos e promovem a valorização da identidade nacional na nomeação das espécies

Foto: Igo Estrela/SGB

Rio de Janeiro (RJ) - O Museu de Ciências da Terra (MCTer), vinculado ao Serviço Geológico do Brasil (SGB), integra o documentário "Dinos do Brasil", que estreia nesta quarta-feira (12) às 22h, no Canal Futura. A produção apresenta um panorama das principais descobertas paleontológicas do país, destacando fósseis de dinossauros encontrados em território brasileiro. Para isso, a equipe percorreu sítios de escavação, visitou instituições científicas e entrevistou especialistas renomados na área, aprofundando a compreensão sobre a riqueza e a relevância do patrimônio paleontológico do Brasil.

Segundo Diógenes de Almeida Campos, curador-chefe do MCTer, a instituição foi pioneira na descrição de dinossauros do Cretáceo no Brasil. “Pesquisamos dinossauros desde 1937 e, no documentário, abordamos a expedição do brasileiro Llewellyn Ivor Price e do americano Theodor White, que descobriram o Staurikosaurus no Rio Grande do Sul. Também destacamos o Baurutitan britoi, de Minas Gerais, e as vértebras do maior dinossauro já encontrado no país, o Austroposeidon, no interior de São Paulo. Além disso, apresentamos nosso trabalho no Morro do Cambambe, região mais antiga em referência de dinossauros na América do Sul”, contou.

Por fim, Campos destacou a importância de valorizar a identidade nacional na nomeação dos fósseis descobertos no Brasil: “Buscamos imprimir a brasilidade em nossas pesquisas, refletindo a cultura e a história do país nos nomes científicos. Um exemplo é o Angaturama limai, cuja denominação, de origem tupi, significa bom amigo ou bom vizinho, evocando a ideia de pertencimento e conexão com o território brasileiro”, concluiu.

O trailer do documentário Dinos do Brasil já está disponível, assista:

 

A série Dinos do Brasil é uma produção da RTV Produções e do Canal Futura com apoio da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Museu de Ciências da Terra


Criado em 1907, o MCTer está localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, em um prédio de estilo neoclássico tardio tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). No acervo, um dos mais ricos da América Latina, estão coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos relacionados à memória geológica. São mais de 10 mil amostras de minerais (brasileiros e estrangeiros) e de meteoritos, além de 12 mil rochas e 35 mil fósseis catalogados. 

O espaço também conta com biblioteca infantil que oferece oficinas e atividades educativas e culturais, proporcionando interação e entretenimento para o público.

Foto: Igo Estrela/SGB

 

O Museu funciona de quarta a sábado, entre 10h e 16h, na Av. Pasteur, 404, 2º andar, Urca. 
Mais informações: MCTer 

Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

COP30: Serviço Geológico do Brasil amplia diálogos com municípios do Pará sobre sustentabilidade

A diretora de Infraestrutura Geocientífica, Sabrina Góis, se reuniu com representantes de Parauapebas para apresentar projetos do SGB que contribuem para o desenvolvimento sustentável

13/10/2025

Serviço Geológico do Brasil colabora com Parauapebas para impulsionar o geoturismo local

A diretora de Infraestrutura Geocientífica do SGB, Sabrina Gois, acompanhou visita técnica às áreas conhecidas como Garimpo das Pedras

13/10/2025

Pesquisadores do SGB são homenageados pela Marinha do Brasil como Hidrógrafos Honorários

Profissionais são reconhecidos pela contribuição à hidrografia e ao monitoramento dos rios amazônicos

13/10/2025