Comitiva do MME visita maior mina de extração de ouro no Brasil

23/11/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Além da pasta, grupo reuniu representantes do SGB e TCU

Foto: Divulgação/MME

Uma comitiva do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) visitou, nesta segunda-feira (20/11), a mina Morro do Ouro, a maior ativa para extração do ouro do Brasil, localizada em Paracatu (MG), pertencente à empresa Kinross Brasil Mineração S.A. Durante a expedição, os presentes puderam acompanhar o processo de extração e beneficiamento do minério.
“A visita à mina da Kinross, além de propiciar uma maior interação entre as equipes do MME e SGB, permitiu um conhecimento mais aprofundado do minério, das operações e das formas de relacionamento da empresa com a legislação, meio ambiente e comunidades. Também foi uma oportunidade para dialogar com o setor privado para entender seus desafios”, analisou o diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral do MME, José Luiz Ubaldino. Segundo o diretor, interações como essas são fundamentais para a melhoria da capacitação da equipe, além de estreitar relações com as empresas atuantes na mineração, a comunidade e os agentes públicos envolvidos no setor.
Durante a visita, os presentes puderam conhecer a história da mineração do ouro no município, acompanhar o processo de pesquisa e extração do ouro, feitos na maior mina de ouro a céu aberto do Brasil; entender como é feito o planejamento da produção, o processamento e o monitoramento da produção mineral e dos equipamentos. Além disso, foi possível acompanhar a forma como a empresa trata os rejeitos e como é feita a disposição nas barragens e conferir o processo de monitoramento da segurança dessas barragens, incluindo as salas de controles.

Foto: Divulgação/MME

Da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME e SGB participaram da visita o diretor do Departamento de Planejamento e Política Mineral, Breno Zaban, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Ana Paula Bittencourt, o diretor do SGB Francisco Valdir Silveira e outros servidores da empresa pública. Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP/MME) também estavam na comitiva.
CFEM No ano de 2023, até o momento, a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) oriunda da extração mineral em Paracatu totaliza R$ 72 milhões, sendo R$ 66,4 milhões relacionados a produção de ouro no município, pela empresa Kinross, que também produz uma pequena quantidade de prata.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MME (61) 2032-5759/5620

Outras Notícias

PR: SGB conclui a última etapa de campo do ano no estudo sobre a dinâmica costeira em praias de Guaratuba

Pesquisadores realizaram atividade de campo entre os dias 24 e 28 de novembro

11/12/2025

Estudo do SGB aponta que mais de 200 pessoas vivem em áreas de risco geológico em São Geraldo do Baixio (MG)

Mapeamento identificou sete áreas de risco município, orientando ações de prevenção e planejamento urbano

10/12/2025

Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinam a publicação em parceria com a equipe do Projeto MOBILE

10/12/2025