Cartas de Suscetibilidade elaboradas pelo Serviço Geológico do Brasil auxiliam na prevenção de desastres

15/06/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Estudos geotécnicos indicam a possibilidade de movimentos gravitacionais de massa (deslizamentos e corridas de massa) e processos hidrológicos (inundações e enxurradas)


Para oferecer subsídios técnicos que auxiliem gestores na tomada de decisões direcionadas à prevenção de desastres, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) desenvolve Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Processos Hidrológicos. Os documentos indicam a possibilidade de deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas em toda a extensão dos municípios, em áreas ocupadas ou não. A elaboração das Cartas de Suscetibilidade começou em 2012 e está prevista no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, do governo federal. Para a produção dos documentos, pesquisadores do SGB realizam inicialmente a criação de mapas de relevo e as modelagens de inundações e movimentos de massa. Após a fase pré-campo, a equipe percorre toda a extensão do município para validação dos modelos e do relevo. As áreas são classificadas como de alta, média e baixa suscetibilidade a movimentos de massa e inundações. Por fim, os dados são processados, e a Carta de Suscetibilidade é produzida e publicada. Todos os documentos produzidos estão disponíveis aqui.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB reforça compromisso com equidade de gênero e raça em seminário nacional

Lideranças da instituição ressaltam importância da participação feminina e da diversidade na Administração Pública

08/12/2025

Pesquisadores do SGB apresentam dados petrográficos e químicos das ocorrências de ouro no Distrito Serrita-Salgueiro, na Província Borborema

Os resultados da pesquisa estão publicados na revista científica Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB)

08/12/2025

SGB lança trabalho que sintetiza geologia e potencial mineral de Roraima

Relatório pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica para pesquisadores, gestores públicos e o setor mineral

08/12/2025