Serviço Geológico do Brasil participará de programa de formação de lideranças das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Serviço Geológico do Brasil participará de programa de formação de lideranças das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
A Técnica em Geociências Eliane Moreira vai compor a 3ª edição do movimento "Jovem, vem para o PCJ"
São Paulo (SP) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) é uma das 20 instituições representadas na terceira edição do programa “Jovem, vem para o PCJ” – Programa de Formação de Lideranças das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A técnica em geociências Eliane Moreira foi selecionada para participar da iniciativa que busca desenvolver novas lideranças para a gestão hídrica regional.
O programa tem duração de dois anos (2025/2027) e é fruto de uma parceria entre os Comitês PCJ, a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ (Fundação Agência das Bacias PCJ). Os participantes realizarão atividades que os permitirão desenvolver ideias e se comprometerem com a sustentabilidade hídrica, transformando o futuro da gestão das águas.
Eliane é também integrante do Programa SGBeduca e foi a responsável pelo design e ilustrações do livro “Mundo Água – Pesquisa Animada, Volume 1”, disponível no SGBeduca. A Técnica celebrou a oportunidade: “Fiquei muito feliz em ser selecionada para o ‘Vem para o PCJ’! É uma oportunidade incrível de fortalecer meu compromisso com a gestão das águas e continuar evoluindo profissionalmente. No SGBeduca, trabalho para aproximar as pessoas das geociências por meio da educação e da divulgação científica e essa seleção só fortalece esse caminho. Estou animada por representar o SGB e levar esse olhar para a governança hídrica”.
A indicação de Eliane partiu da superintendente Regional de São Paulo do SGB, Andrea Franzini. Para ela, a participação da técnica na formação representa a inserção qualificada do SGB no âmbito da governança hídrica e posiciona a instituição como parceira ativa na formação de capacidades para a gestão ambiental.
Será uma oportunidade para conectar o conhecimento geocientífico da instituição às políticas públicas de recursos hídricos. Assim, o SGB ganha com a participação em um importante fórum de gestão hídrica, ampliando a influência e a aplicabilidade de seus conhecimentos técnicos e os Comitês PCJ se beneficiam de conhecimento técnico e geocientífico do SGB. O trabalho realizado pela estatal enriquece as decisões com dados sobre solos, geologia e recursos minerais.
Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br