Bahia: mapa de favorabilidade para ouro destaca potencial da Serra de Jacobina

14/03/2025 às 20h02
Ouvir Notícia

Estudo é uma ferramenta importante para orientar a tomada de decisão de governos, empresas e pesquisadores

Divulgação/SGB

Jacobina (BA) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta o Mapa de Favorabilidade para Ouro Orogênico: Serra de Jacobina (BA), uma ferramenta essencial para identificar áreas promissoras para a exploração mineral. O principal objetivo é delimitar as regiões com maior potencial de ocorrência de ouro orogênico, permitindo a concentração de esforços de pesquisa. Isso resulta em uma redução significativa de custos e tempo nas etapas de exploração, além de prevenir impactos ambientais.

Para a elaboração do mapa, foram usadas tecnologias avançadas, como geoprocessamento, inteligência artificial e análise de dados, promovendo a inovação tecnológica no setor mineral. O mapa é uma ferramenta importante para orientar a tomada de decisão de governos, empresas e pesquisadores, auxiliando no planejamento de investimentos para as atividades de exploração mineral.

Segundo a pesquisa, 95,8% das ocorrências conhecidas de ouro na região estão localizadas em apenas 5,8% das áreas com classe de favorabilidade igual ou superior a 7. As áreas com índice de favorabilidade de alto a muito alto estão, em sua maioria, associadas às rochas do Grupo Jacobina e situadas na região central da área, correspondente à porção centro-sul da Serra de Jacobina. É nesta região que se encontram a maior parte das ocorrências conhecidas de ouro. Já na região norte da serra, o modelo indica áreas com índices de favorabilidade variando de baixo a alto, mas com uma quantidade reduzida de ocorrências conhecidas.

Esse trabalho integra os esforços contínuos do SGB para ampliar o conhecimento sobre os recursos minerais da região de Jacobina, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e valorização econômica do estado da Bahia.

Mineração e geologia da Serra de Jacobina (BA)

A Serra de Jacobina, localizada na região centro-norte do estado da Bahia, é uma região de grande importância geológica e mineralógica, destacando-se especialmente pela exploração

de ouro. Situada no Cráton do São Francisco, essa formação geológica abriga uma das maiores jazidas auríferas do Brasil, exploradas desde o período colonial.

Com mais de 200 quilômetros de extensão na direção norte-sul, a Serra de Jacobina é resultante da junção de bacias metassedimentares de idade paleoproterozoica/arqueana (aproximadamente 2,0 a 3,2 bilhões de anos). A região é reconhecida por suas diversas mineralizações, que englobam ouro, cromo, ferro, manganês, cobre, diamante, ametista, esmeralda, calcário, berilo, entre outros, além de uma variedade de rochas ornamentais.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025

SGB participa do 1º Simpósio de Hidrogênio Natural da Petrobras

Evento reúne especialistas para debater potencial do H₂ natural no subsolo brasileiro e fortalecer parcerias entre instituições públicas e setor produtivo

30/06/2025

Exposição na Assembleia Legislativa do RS relembra enchente de 2024 e destaca papel do SGB na prevenção de desastres

Mostra evidencia impactos das cheias históricas e destaca o papel estratégico do Serviço Geológico do Brasil na prevenção de desastres

26/06/2025