Bacia do Amazonas segue em processo de vazante dentro da normalidade

22/07/2025 às 21h00
Ouvir Notícia

Novo boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que Rio Negro registrou a cota de 28,73 m nesta terça-feira (22)

Foto: Reprodução/Internet

Manaus (AM) – Os níveis dos rios da Bacia do Rio Amazonas seguem em ritmo de descida na maioria das estações, mas com cotas ainda elevadas. É o que indica o novo Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) nesta terça-feira (22). 

“Os pontos de monitoramento apresentam níveis elevados, no limite ou acima da faixa de normalidade, mas já em processo de vazante. A bacia do rio Branco, no estado de Roraima, é a única que ainda permanece em processo de enchente, e com níveis já tendo atingido a cota de inundação”, explicou o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus, Andre Martinelli. 

De acordo com os dados, o rio Negro está descendo ceca de 2 cm por dia em Manaus (AM) e chegou a cota de 28,73 m. O boletim aponta comportamento semelhante em outros rios da região. O Solimões apresenta pequenas descidas diárias, variando entre 2 cm e 13 cm, com destaque para Tabatinga (AM), onde o recuo é mais acentuado. Já o rio Madeira registra quedas de 21 cm por dia em Porto Velho (RO), dentro da normalidade para esta época do ano.

Na cidade de Boa Vista (RR), o rio Branco está subindo em média 10 cm por dia e alcançou a marca de 7,86 m. Em Caracaraí (RR), o nível está acima da cota de inundação: 9,05 m.

Monitoramento 
O monitoramento dos rios é feito a partir de estações que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações e gera informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE e são atualizadas diariamente.

O Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas é divulgado às terças-feiras na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) atua em diversas frentes para apoiar estratégias de prevenção de desastres em todo o país. Além da operação dos Sistemas de Alerta Hidrológico, o SGB realiza o mapeamento de áreas de risco, contribuindo para a gestão territorial e a segurança da população. A instituição também oferece o aplicativo Prevenção SGB, que disponibiliza ao cidadão informações sobre áreas com risco de deslizamentos, inundações e outros eventos geohidrológicos. 

Outra ação estratégica é a manutenção do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), que reúne dados sobre poços em todo o território nacional e apoia decisões relacionadas ao abastecimento hídrico em períodos de escassez.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB realizará estudos sobre potencial mineral do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do estado

Instituições assinaram, nesta sexta-feira (12), um protocolo de intenções visando a expansão de atividades do setor mineral de forma sustentável e integrada ao desenvolvimento regional

12/09/2025

Centenário Museu de Ciências da Terra será revitalizado e ganhará novos espaços de exposição e pesquisa

Patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro fará parte do novo Centro Científico e Cultural da Urca, construído pelo Serviço Geológico do Brasil com financiamento da Petrobras

12/09/2025

SGB inicia elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Fortaleza (CE)

Pesquisadores apresentaram o projeto aos líderes comunitários nesta quinta-feira (11) e realizam a primeira etapa do mapeamento das áreas de risco até o dia 19

12/09/2025