Ações do SGBeduca levam conhecimento geocientífico à população de diferentes regiões do Brasil
Ações do SGBeduca levam conhecimento geocientífico à população de diferentes regiões do Brasil
Atividades realizadas em setembro reforçaram o papel do Serviço Geológico do Brasil na popularização das geociências
Brasília (DF) - O mês de setembro foi recheado de eventos educativos e de disseminação de geociências pelo Brasil. Por meio do Programa SGBeduca, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) promoveu oficinas, visitas, palestras e encontros, proporcionando a crianças e jovens o contato com a história geológica e com o patrimônio paleontológico de diferentes áreas do país.
No dia 16 de setembro, em São Paulo (SP), o SGB, em parceria com Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC-USP), promoveu atividades para mais de 150 alunos do 6º ano da Escola Estadual Domingos Faustino Sarmiento. Organizada pelo SGBeduca, a programação contou com uma palestra sobre fósseis, a evolução da vida e a história das extinções, ministrada pelo geólogo do SGB Francisco Campos. Em seguida, os jovens puderam participar de oficinas, coordenadas pelas técnicas do SGB, Eliane Moreira e Juliana Lourenção, quando puderam manusear algumas amostras de fósseis.
Já em Goiânia (GO), o SGB participou de atividades no Colégio Externato São José. Técnicos da equipe do SGBeduca ministraram uma aula e capacitaram os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental para realizarem apresentações sobre processos erosivos na “IV Mostra de Redesign do Conhecimento”, evento educativo organizado pela escola e realizado na própria instituição. A feira ocorreu no dia 27 de setembro e foi considerada um sucesso. Nas apresentações, os alunos utilizaram a Sandbox, a caixa de areia de realidade aumentada que simula o relevo terrestre e puderam manusear aquários equipados com areia, argila e material misto, simulando as questões de permeabilidade e impermeabilidade do solo.
Participação na 19ª Primavera dos Museus
O Serviço Geológico do Brasil também contribuiu com a 19ª Primavera dos Museus. Com uma programação diversificada, equipes do SGBeduca realizaram atividades práticas no Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande (SC); no Museu das Minas e do Metal Gerdau, em Belo Horizonte (MG); e no Espaço SGBeduca da Residência de Porto Velho.
No município de Morro Grande (SC), entre os dias 25 e 27 de setembro, a geóloga Andrea Sander e o paleontólogo Bruno Horn conduziram oficinas de pintura de réplicas de fósseis destinadas a alunos das redes municipal e estadual de Morro Grande. Simultaneamente, um curso de atualização em geociências para professores 42 locais também foi realizado.
O Museu das Minas e do Metal Gerdau, em Belo Horizonte (MG), recebeu, de 23 a 27 de setembro, sandbox, caixa de realidade virtual e aumentada para explicações sobre risco geológico. Também foram realizadas oficinas de pintura de réplicas de fósseis para grupos de escolas e aberto ao público em geral, envolvendo crianças e adultos. As atividades foram conduzidas pelos pesquisadores Patrícia Jacques, Juliana Moraes e Washington dos Santos.
Já na Residência de Porto Velho (REPO), nos dias 16 e 17 de setembro, a unidade recebeu a visita de 50 crianças do Instituto Municipal de Educação Engenheiro Francisco Erse. Os alunos conheceram a escultura da preguiça-gigante, participaram de uma oficina de pintura de réplicas de fósseis e também interagiram com a Sandbox. Na semana seguinte, a unidade recebeu estudantes do 4º e do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sapiens e do Colégio Adventista, que assistiram a palestra “A Geologia das Coisas” e puderam manusear amostras de minerais e rochas para compreender sua presença no cotidiano.
Finalizando a participação, no dia 24 de setembro, 27 alunos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) visitaram a unidade e conheceram a Litoteca Regional de Porto Velho. Essa foi uma oportunidade para ver de perto a diversidade de minerais e rochas da região e suas aplicações no cotidiano. Depois o grupo conheceu o espaço infantil do SGBeduca, voltado à divulgação científica para o público jovem, com recursos lúdicos e pedagógicos. No espaço, assistiram ao vídeo da Comunidade Mais Segura.
SGBeduca
Este programa do Serviço Geológico do Brasil busca divulgar e popularizar as geociências, levando à sociedade de maneira didática e acessível conteúdos geocientíficos produzidos por técnicos do SGB.
Raphael Molinaro
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Divulgados primeiros resultados do Plano Municipal de Redução de Riscos de Teresina (PI)
Elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, documento apresenta setores de risco geológico e hidrológico na capital piauiense, além de sugestões de intervenções estruturais para os setores de risco alto e muito alto