Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil compartilham experiências em Curso Internacional de Medições em Grandes Rios

Segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil compartilham experiências em Curso Internacional de Medições em Grandes Rios

Treinamento, promovido pelo SGB e pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), começou na sexta-feira (25)

 Mesa de abertura do curso, com a participação da diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice de Castilho (Foto:ANA)
Teve início na sexta-feira (25), em Manaus (AM), a 19ª edição do Curso Internacional de Medições em Grandes Rios, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A edição é especial, pois marca a retomada do treinamento após a pandemia da Covid-19.

Com experiência em estudos hidrológicos e hidrogeológicos, pesquisadores e técnicos em geociências do SGB compartilham conhecimentos durante o curso. Os profissionais atuam como instrutores nas atividades que ocorrem na capital amazonense e no município de Manacapuru.

“É uma oportunidade para intercâmbio técnico e troca de experiências entre pesquisadores e técnicos de várias instituições. Promovemos interação, melhorias e avanços na metodologia, além da disseminação de boas práticas. Com as atividades, também difundimos a atuação do SGB no monitoramento de grandes rios, que é algo muito singular”, destaca o pesquisador em geociências do SGB e coordenador do curso, André Santos.

Ao todo, participam do treinamento 42 pessoas, entre técnicos e profissionais da área de recursos hídricos do Brasil e da Argentina – um número recorde. Dos participantes, 11 são pesquisadores e técnicos do SGB, indicados pelo Departamento de Hidrologia da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB (DEHID/DHT). Há também profissionais da ANA e da Marinha do Brasil, que oferece apoio técnico para as atividades.

A capacitação permite que os especialistas calculem a disponibilidade de água de um rio de grande porte, como é o caso do Solimões – onde ocorrem as atividades de campo – com uso de técnicas modernas e tradicionais. Além disso, possibilita o controle de inundações, como já acontece no entorno de Manaus.

Santos ressalta que as atividades proporcionam inovações no trabalho realizado: “Por meio desse curso, muitos avanços tecnológicos e metodológicos são implementados na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Durante o treinamento, descobrimos e exercitamos técnicas que acabam sendo incluídas como protocolo na operação da RHN”.

Programação

As atividades presenciais do curso começaram na sexta-feira, com abertura no auditório do SGB em Manaus, e seguem até o dia 2 de setembro. A programação contou com aulas teóricas em que foram apresentados os principais conceitos e métodos de medição de descarga líquida em grandes rios. Também foram abordados temas como: Noções de Segurança e Saúde; Qualidade da Água; Levantamento de Perfil Transversal; e Hidrossedimentometria e Sensoriamento Remoto Aplicado.

Já o treinamento prático é realizado em um barco-escola, no município de Manacapuru, com apoio técnico da Marinha. Os participantes tem a oportunidade de realizar exercícios de medição nos rios. “Apresentaremos outras técnicas de medição em grandes rios, além dos métodos tradicionais – feitos com uso de molinetes. Falaremos sobre vazões medidas com técnicas modernas, com uso de ADCP, além da medição de descarga sólida, qualidade da água e nivelamento das réguas fluviométricas”, explica Santos.

No Sebrae Manacapuru ocorrerá a apresentação dos resultados e discussões em que os participantes devem apresentar banners técnicos e receberão certificados de participação. O curso termina com a visitação dos marcos históricos de cheia, no Porto de Manaus.

A 19ª edição do curso tem também apoio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OCTA), Marinha do Brasil e Sebrae.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir