Laboratório de Análises Minerais do Serviço Geológico do Brasil recebe acreditação do Inmetro

Quinta-feira, 16 de março de 2023

Laboratório de Análises Minerais do Serviço Geológico do Brasil recebe acreditação do Inmetro

Laboratório é o único com certificado para analisar toda a água mineral do país e dar suporte ao trabalho desenvolvido pelo SGB
Funcionárias do Laboratório de Análises Minerais em seus postos de trabalho
O Laboratório de Análises Minerais (LAMIN) do Serviço Geológico do Brasil (SGB) recebeu, recentemente, a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Este é um processo de avaliação da conformidade por meio do qual o Laboratório comprova atender aos requisitos das normas especificadas e publicadas pelo Inmetro. Com essa garantia, o LAMIN ganha ainda mais confiabilidade no trabalho desenvolvido que, apenas em 2022, realizou quase cinco mil análises para o SGB e 64 mil de fontes de água mineral.

“Essa acreditação gera ainda mais confiabilidade no nosso trabalho e confiança para o cliente das análises que realizamos. O bom trabalho do LAMIN ajuda ainda mais na missão do SGB de gerar conhecimento geocientífico de qualidade”, avalia Larissa Torrezani, coordenadora de qualidade da Rede LAMIN. O laboratório também atende à Agência Nacional de Mineração (ANM), onde é responsável pelas análises de águas minerais importadas e pelo estudo de fontes hidrominerais do país.


LAMIN

Para desenvolver suas atividades técnicas, um dos suportes essenciais aos trabalhos de campo do Serviço Geológico do Brasil são as análises laboratoriais efetuadas pela Rede de Laboratórios de Análises Minerais. O LAMIN é responsável pela execução de uma grande variedade de serviços em amostras de material geológico. No local são realizadas desde determinações químicas específicas em rochas, solos, sedimentos de corrente e descrições petrográficas, até estudos fossilíferos e biológicos.

O LAMIN do Rio de Janeiro já tinha acreditação do Inmetro desde 2010, mas, em 2022, em decorrência da pandemia da Covid-19, os responsáveis pediram que a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro realizasse novamente os testes necessários em toda a estrutura.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir