Workshop destaca avanços em escavação paleontológica na Bacia do Araripe
Workshop destaca avanços em escavação paleontológica na Bacia do Araripe
Projeto desenvolvido por geólogos do Serviço Geológico do Brasil tem como objetivo ampliar o conhecimento geológico e paleontológico da região, área de reconhecimento internacional pela preservação e diversidade de fósseis
Ceará (CE) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Divisão de Bacias Sedimentares (DIBASE), promoveu, na tarde desta terça-feira (16), um workshop dedicado à escavação paleontológica realizada no município de Santana do Cariri, no Ceará. A iniciativa integra o projeto-piloto “Mapeamento Geológico com ênfase em Paleontologia na Bacia do Araripe”, uma das regiões fossilíferas mais relevantes do mundo.
O projeto é desenvolvido pelos pesquisadores do SGB Marcos Cristóvão Baptista e Luis Carlos Bastos Freitas, e tem como principal objetivo ampliar o conhecimento geológico e paleontológico do Geoparque Araripe, área de reconhecimento internacional pela preservação e diversidade de fósseis.
Realizado de forma on-line, o evento reuniu, além de pesquisadores do SGB, representantes da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Brasília (UnB). Durante o workshop, foram apresentados e debatidos os resultados preliminares dos estudos realizados a partir dos materiais coletados na escavação, concluída no final de 2024.
As pesquisas abrangem diferentes grupos fósseis, incluindo peixes, com registro de espécies raras na bacia, crustáceos e insetos, além de análises quimioestratigráficas. Parte dos estudos ainda está em andamento, mas os resultados já evidenciam o elevado potencial das amostras para a geração de novas informações paleontológicas, geológicas e paleoambientais.
O encontro também reforçou a importância do trabalho interdisciplinar e da cooperação entre o SGB e as instituições de ensino e pesquisa, destacando a robustez das parcerias na produção de conhecimento científico e na valorização do patrimônio natural da Bacia do Araripe.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal