SGB participa do 1º Fórum Municipal sobre Mudança Climática em São Lourenço do Sul (RS) 

24/10/2025 às 18h06
Ouvir Notícia

O evento gratuito e aberto ao público fez parte do Circuito Urbano 2025 da ONU-Habitat e das celebrações dos 80 anos da ONU 

Foto: Márcio Pilger/SGB


São Lourenço do Sul (RS) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou, na última sexta-feira (17), do 1º Fórum Municipal sobre Mudança Climática de São Lourenço do Sul (RS). Promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o evento fez parte da programação do Circuito Urbano 2025 da ONU-Habitat e das celebrações dos 80 anos da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa buscou promover o debate sobre os impactos das mudanças climáticas, suas consequências para a população e as estratégias de prevenção e adaptação no contexto local. 

O encontro gratuito e aberto ao público reuniu gestores públicos, pesquisadores, especialistas e representantes de instituições nacionais e internacionais para discutir os desafios enfrentados pela cidade, que, nos últimos anos, tem sido severamente afetada por eventos de cheias e inundações. 

A presença do SGB no evento reforçou o compromisso da instituição com o monitoramento hidrológico e a gestão de riscos de desastres, especialmente em regiões vulneráveis a cheias e deslizamentos. Por meio de ações técnicas e dos mapeamentos de áreas de risco, incluindo atualização em 2025, e de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações no município, o SGB tem contribuído de forma direta para o planejamento territorial e o fortalecimento da defesa civil local. 

“O compartilhamento de informações técnicas e experiências locais é essencial para aumentar a capacidade de resposta e reduzir a vulnerabilidade diante dos eventos climáticos extremos, que vêm se tornando cada vez mais frequentes”, enfatizou a pesquisadora em geociências do SGB  Ana Cláudia Viero. 
Para Franco Turco Buffon, pesquisador em geociências do SGB, que acompanhou o evento, “fóruns como este são muito importantes para o desenvolvimento da cultura de prevenção de riscos de desastres, uma vez que debatem de forma mais ampla a natureza dos eventos até os detalhes da prevenção”. 

De acordo com o prefeito Zelmute Marten, a realização do fórum marca um passo importante para o fortalecimento de uma consciência coletiva e para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à resiliência climática. O evento também promoveu a assinatura de um memorando de entendimentos com a ONU- Habitat, com vistas à elaboração de um plano de ação climática próprio para o município. 

Foto: Márcio Pilger/SGB


Novo projeto


Em 2026 terá início um novo projeto na região do Estuário da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, abrangendo o município de São Lourenço do Sul e outros sete municípios do entorno. O Levantamento da Geodiversidade na Região do Projeto Geoparque Paisagem das Águas irá contemplar os recursos hídricos fluviais, lacustres, lagunares e oceânicos, em uma área de aproximadamente 13.946 km².

Realizado em cooperação técnica com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o projeto tem como objetivo gerar informações técnico-científicas que subsidiem a criação do geoparque, promovendo o desenvolvimento sustentável da região através da integração de ações de geoturismo e geoeducação com medidas de geoconservação desta geodiversidade de características impares.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Experiência do SGB fortalece protagonismo brasileiro na cooperação internacional para o monitoramento da Bacia do Prata

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil participam, neste mês, de evento internacional sobre o uso do Delft-FEWS como ferramenta na previsão hidrológica e na tomada de decisões

24/10/2025

Agenda SGBeduca pelo Brasil: Confira as ações do programa de divulgação científica do SGB Educativo do SGB para os próximos dias

Entre sábado (25) e terça-feira (28), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizará diversas ações por meio do Programa Educativo, o SGBeduca. 

24/10/2025

Confira os produtos lançados no Simpósio de Geologia da Amazônia

23/10/2025