SGB: onze áreas de risco são identificadas no município de Senador Canedo, em Goiás

26/06/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Cartografia indica predominância de movimentos gravitacionais de massa



O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), apresenta Cartografia de Risco do município de Senador Canedo, em Goiás. O mapeamento realizado em fevereiro deste ano, e entregue em junho, indica onze setores de risco, sendo dez de “risco alto”, e um “muito alto”, abrangendo 186 residências e 744 pessoas.
Esses 11 setores têm predominância relacionada a movimentos gravitacionais de massa, incluindo os deslizamentos de solo, na sua maioria planares; todos de alto risco. Além disso, o mapeamento mostra um caso de inundação e dois casos de enxurradas.
Um ponto de atenção da situação de risco é que a maioria dos locais não possui infraestrutura urbana, saneamento básico e sistemas de drenagem urbana, o que acarreta na presença de grande quantidade de fossas e lançamentos de águas pluviais.
A cartografia apresenta algumas sugestões para amenizar o risco geológico. Entre elas, destacam-se:
• Realizar programas de educação ambiental voltados para crianças em idade escolar e para adultos em seus centros comunitários, ensinando-os a evitar a ocupação de áreas impróprias para construção.
• Verificar e reparar pontos de vazamento de água em encanamentos.
• Desenvolver estudos de adequação do sistema de drenagem pluvial e esgoto, a fim de evitar que o fluxo seja direcionado sobre a face dos taludes ou encostas, ou mesmo se concentrando em determinados pontos, o que agrava ou desenvolve eventos de enxurradas, entre outros.
Os documentos cartográficos visam identificar áreas sujeitas a perdas ou danos por eventos adversos de natureza geológica. Os resultados podem subsidiar o poder público na seleção das áreas prioritárias para ações destinadas à prevenção dos desastres.
Em todo o estado de Goiás, o SGB identificou 120 áreas de risco. De acordo com painel sobre risco geológico, mais de 11,6 mil pessoas vivem em setores sujeitos a eventos adversos de natureza geológica, sendo erosão o principal deles.
Outras informações da Cartografia de Risco de Senador Canedo podem ser acessadas aqui.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca

03/07/2025

SGB fortalece parcerias em visita técnica ao Ceará

Reuniões institucionais e capacitação marcam semana de integração entre SGB, SOHIDRA, FUNASA e UFC

03/07/2025

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025