SGB inicia operação do Sistema de Alerta Hidrológico no Rio Mundaú para prevenir enchentes em Alagoas

22/04/2025 às 12h59
 | Atualizado em: 22/04/2025 às 12h59
Ouvir Notícia

União dos Palmares e Murici passam a contar com monitoramento 24h durante o período chuvoso, que segue até 12 de agosto

Divulgação/SGB

Maceió (AL) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciou a operação do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Mundaú (SAH Rio Mundaú), que tem como objetivo monitorar o risco de enchentes e emitir alertas preventivos para os municípios de União dos Palmares e Murici, ambos localizados no estado de Alagoas. O sistema funcionará 24 horas por dia até o dia 12 de agosto, período considerado crítico devido ao volume de chuvas na região.

O monitoramento será realizado por meio de oito pontos estratégicos instalados ao longo da bacia do rio. Nesses locais, serão coletados dados hidrológicos, como o nível do rio e o fluxo das águas. As informações serão analisadas e atualizadas constantemente, permitindo a elaboração de previsões hidrológicas e o envio de boletins regulares às autoridades locais.

“Os boletins serão enviados semanalmente aos órgãos competentes. Quando a cota de alerta for atingida, o monitoramento deve ser intensificado. Já a cota de inundação indica risco de alagamento nas áreas mais baixas”, explica Keyla Almeida dos Santos, pesquisadora do SGB.

Em caso de risco iminente, os boletins passarão a ser emitidos com maior frequência, acompanhados de previsões específicas sobre a possibilidade de ultrapassagem da cota de inundação.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Alagoas (SEMARH-AL) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC-PE).

Acompanhe em tempo real

A população pode acompanhar a situação em tempo real por meio do site oficial do SGB, onde estão disponíveis os dados das estações fluviométricas, os boletins informativos e um diagrama unifilar da bacia do Rio Mundaú.

Com a implementação do SAH Rio Mundaú, o SGB reforça seu compromisso com a prevenção de desastres naturais, contribuindo para a segurança das comunidades ribeirinhas e para a gestão eficiente dos recursos hídricos no estado de Alagoas.

Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Município de São Jerônimo (RS) recebe novas réguas para medir nível do rio Jacuí

Serviço Geológico do Brasil instalou réguas linimétricas na cidade para monitoramento dos níveis por meio da Rede Hidrometeorológica Nacional

10/11/2025

COP30: SGB assina Carta de Intenções com a ANA e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França 

O documento propõe a realização de ações integradas voltadas à modernização, ampliação e aprimoramento do monitoramento hidrológico no país

10/11/2025

Mapa Hidrogeológico do Estado de Roraima contribui para gestão sustentável dos recursos hídricos

Produto, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil, faz parte do Projeto de Cartografia Hidrogeológica

10/11/2025