SGB: Informe de Geoquímica Granjeiro-Cococi visa proporcionar o incremento do conhecimento geológico do país

24/08/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Mapeamento pode ser útil para estudos futuros, além de oferecer subsídios para a agricultura, meio ambiente e saúde na região e em terrenos geologicamente similares



O conhecimento geológico do território brasileiro constitui um instrumento indispensável para o planejamento e a implementação das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos recursos minerais e simultaneamente é fonte de dados imprescindíveis para o conhecimento e gestão do meio físico.
É com essa premissa que o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), divulga o projeto Informe de Geoquímica Granjeiro-Cococi, Ceará. O objetivo é proporcionar o incremento do conhecimento geológico do país em áreas potenciais para novas descobertas minerais.
O informe contempla os resultados do levantamento geoquímico regional, realizado nas Folhas Assaré, Cedro e Cajazeiras, localizadas nos Domínios Jaguaribeano e Rio Piranhas-Seridó, da Província Borborema. Essas províncias geotectônicas apresentaram potencial metalogenético, sendo que o Complexo Granjeiro foi o que mostrou a maior ocorrência de assinaturas geoquímicas relacionadas às mineralizações.
Essa área trabalhada está situada na região sul do estado do Ceará e inclui também porções reduzidas do território do estado da Paraíba, sendo esta área selecionada por conter um diversificado arcabouço geológico.
Entre os resultados, destacam-se as pintas de ouro identificadas, que estão presentes no Complexo Granjeiro, Complexo Caicó, Grupo Rio do Peixe e Grupo Orós. Também foram coletadas 675 estações de sedimentos de corrente nos leitos das drenagens e 686 estações de concentrado de bateia.
Os dados apresentados poderão auxiliar na identificação de grandes províncias geoquímicas, na determinação de valores regionais de background para os elementos apresentados, a reconhecer correlações entre os elementos e selecionar alvos de relevante interesse para estudos mais detalhados.
Esse mapeamento geoquímico visa ser útil em estudos futuros, relacionados à compreensão de processos geológicos e distribuição geoquímica dos elementos, dando subsídios para a agricultura, meio ambiente e saúde na região e em terrenos geologicamente similares.
Acesse aqui o Informe de Geoquímica Granjeiro-Cococi, Ceará.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Titânio: o tesouro escondido nos solos do Paraná

Descobertas promissoras na Serra Geral podem redefinir o cenário mineral brasileiro

16/07/2025

SGB apresenta pesquisas no V Congresso Brasileiro de Rochagem

Com proposta de sediar próxima edição, Serviço Geológico do Brasil reforça seu papel central no avanço dos agrominerais e da sustentabilidade agrícola

16/07/2025

Rio Negro inicia vazante em Manaus, mas níveis seguem altos para o período

Novo boletim de monitoramento divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil indica que o rio chegou a 28,89 m, nesta terça-feira (15)

15/07/2025