SGB conclui mapeamento de áreas de risco em Paulista (PE) para criação do PMRR

29/01/2025 às 13h37
Ouvir Notícia

O estudo, com término para 2026, é realizado em dez municípios brasileiros com foco em áreas vulneráveis a inundações e deslizamentos

Foto: Divulgação/SGB

Paulista (PE) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB), com apoio da Defesa Civil de Paulista e de líderes comunitários, concluiu a 3ª etapa do mapeamento das áreas com risco de inundações e deslizamentos no município. Este levantamento faz parte da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades.

Segundo o pesquisador em geociências do SGB, Gilmar Dias, o próximo passo será analisar os dados coletados e encaminhar as informações à equipe responsável pela elaboração dos projetos de contenção, drenagem e infraestrutura. “Esse documento permitirá ao município facilidade na captação de recursos para a execução das obras, além de contribuir para a gestão de riscos, estabelecendo prioridades e estratégias de prevenção”, finalizou Dias.

Outras regiões contempladas
As cidades que serão atendidas pelo SGB para elaboração do PMRR são: Bento Gonçalves (RS), Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Paulista (PE), Teresina (PI), Rio Branco (AC), Rio do Sul (SC) e Santa Cruz do Sul (RS). Esses municípios foram selecionados considerando a presença de comunidades periféricas, população superior a 100 mil habitantes e os riscos de desastres. Também foram incluídos municípios do Rio Grande do Sul, após as enchentes de maio de 2024. As atividades para elaboração dos PMRRs começaram no ano passado e serão concluídas até 2026. 

Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Papel estratégico das geociência é destaque em evento para oficiais do Exército

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, ministrou, nesta quinta-feira (7), palestra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro

07/08/2025

Serviço Geológico do Brasil avança com projeto que determina a “assinatura” do ouro

Publicados os primeiros resultados das pesquisas do Projeto Ouro Brasil, iniciativa que busca ampliar o conhecimento sobre a assinatura química do ouro no país e contribuir para o entendimento metalogenético das principais províncias e distritos auríferos do país.

07/08/2025

Serviço Geológico do Brasil esclarece dúvidas sobre potencial do país para terras raras e minerais estratégicos

Brasil detém a segunda maior reserva/recurso de terras raras do mundo, com cerca de 21 milhões de toneladas estimadas

06/08/2025