Serviços geológicos do Brasil e Suriname fortalecem parceria técnica
Serviços geológicos do Brasil e Suriname fortalecem parceria técnica
Entre os dias 26 e 28 de novembro, pesquisadores da instituição participaram de atividades sobre projetos de mapeamento geológico
Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Serviço Geológico do Suriname (GMD) avançaram na retomada da cooperação técnica voltada à ampliação do conhecimento geológico. Entre os dias 26 e 28 de novembro, pesquisadores das duas instituições participaram de uma série de reuniões e visitas técnicas em Brasília. As atividades representaram uma oportunidade estratégica para alinhar expectativas, atualizar o planejamento e retomar o diálogo técnico
Participaram pelo SGB: o diretor-presidente interino do SGB e diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; o assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte (ASSUNI); a chefe da Divisão de Geodinâmica (DIGEOD), Joseneusa Rodrigues; e o geofísico Marcos Vinicius Ferreira, assessor da DGM.
A programação contou com palestras sobre projetos do SGB e do GMD, abordando iniciativas como os Planos Decenais de Mapeamento Geológico e de Pesquisa de Recursos Minerais (PLANGEO) e estrutura laboratorial. Também foram realizadas visitas técnicas à Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG) e ao Instituto de Criminalística da Polícia Federal.
Ao longo dessas atividades, foram discutidas oportunidades de cooperação em levantamentos aerogeofísicos, integração de bases de dados geológicos, fortalecimento de capacidades técnicas e retomada estruturada do projeto. Os pesquisadores também dialogaram sobre os próximos passos para a criação de um plano de mapeamento geológico do Suriname, a ser feito nos próximos 5 anos. O SGB se consolida como um parceiro chave no processo de consolidação e evolução científica e tecnológica do país.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br