Serviço Geológico do Brasil realiza levantamentos geofísicos para aprimorar recuperação ambiental em Criciúma
Serviço Geológico do Brasil realiza levantamentos geofísicos para aprimorar recuperação ambiental em Criciúma
Estudo visa identificar falhas, fraturas e antigas minas subterrâneas
Criciúma (SC) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realiza, entre 8 e 26 de julho, em Criciúma (SC), levantamentos geofísicos através do método sísmica de reflexão, que consiste em obter um imageamento do subsolo através do registro da reflexão, em subsuperfície, de ondas sísmicas geradas por impactos de marreta na superfície.
O estudo tem como objetivo identificar estruturas geológicas (falhas, fraturas) e antrópicas (antigas minas subterrâneas), a fim de aprimorar os trabalhos já executados para recuperação ambiental das áreas degradadas pela mineração de carvão no sul de Santa Catarina.
O geofísico e pesquisador em geociências, Higo Nunes, responsável pela aquisição desses dados sísmicos, destaca que esse tipo de levantamento (sísmica de reflexão) é de grande relevância em áreas que estão em recuperação ambiental, sendo extremamente importante para melhorias dos resultados nesse projeto.
Segundo Guilherme Troian, pesquisador em geociências e chefe do Núcleo de Criciúma, “estudos aplicados como este fazem com que as áreas degradadas sejam devolvidas à comunidade em melhores condições de uso, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população da região”.
Essa atividade de campo envolve as equipes do SGB do Núcleo de Criciúma (NUMA), da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE), além das Gerências de Belo Horizonte (GEREMI-BH) e Porto Alegre (GEREMI-PA).
Bacia Carbonífera de Santa Catarina
A Bacia Carbonífera está localizada na Região Sul do Brasil e integra as bacias hidrográficas dos rios Araranguá, Tubarão e Urussanga. Atualmente, ocupa cerca de 10% do território do estado e possui a segunda maior reserva de carvão mineral em exploração no Brasil.
A produção dessa região é destinada exclusivamente ao consumo nacional, sendo utilizada principalmente para abastecer termelétricas, que fornecem energia para 21% dos consumidores de Santa Catarina.
As ações técnicas de recuperação adotadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) seguem as diretrizes estabelecidas pelo Grupo Técnico de Assessoramento (GTA) do Juiz, criado para acompanhar a Ação Civil Pública do Carvão (ACP do Carvão).
Esta ACP impôs à União a obrigação de recuperar áreas degradadas, incluindo depósitos de rejeitos, áreas de mineração a céu aberto e minas abandonadas, resultantes da mineração de carvão por empresas falidas ou insolventes, bem como por aquelas que encerraram suas atividades mineradoras em 1971.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
SBG e Ministério da Saúde firmam parceria para estudos de prospecção de água subterrânea em aldeias indígenas de Rondônia
O objetivo é identificar áreas favoráveis à prospecção de água subterrânea. Dessa forma, encontrar fontes de água capazes de atender às necessidades da população indígena do estado de Rondônia