Serviço Geológico do Brasil inicia levantamento da geodiversidade no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

15/03/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Pesquisadores vão indicar potencialidades e limitações do meio físico do território do Geoparque. Pesquisa vai beneficiar diretamente a população dos municípios envolvidos.

< >

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) deram início, na segunda-feira (13), à primeira etapa de campo do projeto Geodiversidade do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, localizado na Região Sul do Brasil. A iniciativa vai beneficiar toda a região, contemplando a caracterização do meio físico, suas potencialidades e limitações frente a diversos usos, como ocupação urbana, agricultura e recursos hídricos.

< >

O trabalho faz parte das ações do SGB desenvolvidas pela Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT). A partir do levantamento, os pesquisadores em geociências envolvidos neste trabalho vão fazer um novo mapeamento das unidades geológico-ambientais, além de uma caracterização mais detalhada de determinados geossítios, com a elaboração, inclusive, de modelos tridimensionais. Serão levantadas potencialidades e limitações da região, o que contribuirá para um melhor ordenamento territorial considerando a vocação geoturística da região e seu desenvolvimento sustentável.

< >

O projeto completo será desenvolvido ao longo de 2023 e parte de 2024, sendo essa primeira etapa de campo finalizada no dia 25 de março. Os pesquisadores vão percorrer um perfil leste-oeste, percorrendo as principais unidades geológico-ambientais que serão descritas ao longo do projeto.
Localizado entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul abrange uma área de 2.803,80 km2 e é composto pelos municípios catarinenses de Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul, e pelos gaúchos de Cambará do Sul, Mampituba e Torres.

< >

Segundo os últimos dados divulgados em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no local há cerca de 75 mil habitantes. Desde 2022 o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul faz parte da rede mundial de geoparques da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com proposta inicial elaborada por pesquisadores do SGB. O Consórcio Caminhos dos Cânions do Sul contribui para o bom andamento do projeto, com reuniões e acompanhamento na região.

< >

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca

03/07/2025

SGB fortalece parcerias em visita técnica ao Ceará

Reuniões institucionais e capacitação marcam semana de integração entre SGB, SOHIDRA, FUNASA e UFC

03/07/2025

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025