Serviço Geológico do Brasil e Defesa Civil de Pernambuco articulam ampliação de parceria
Funcionalidades do Sistema
Serviço Geológico do Brasil e Defesa Civil de Pernambuco articulam ampliação de parceria
11/08/2023 às 00h00
| Atualizado em: 01/03/2024

Representantes da Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil(SGB) em Recife receberam, no último mês, a visita de agentes da Defesa Civil do Estado de Pernambuco. O encontro teve como objetivo ampliar as relações entre as duas instituições.
Participaram da reunião os representantes da Defesa Civil do Estado de Pernambuco, Coronel Clóvis Ramalho, Secretário Executivo da pasta; Major Marcelo Silva, Diretor de Engenharia; Tenente-coronel George Vitoriano, Diretor de Gestão de Riscos e Desastres e Rebeca dos Santos, Assessora de Comunicação, assim como os representantes do Serviço Geológico do Brasil, Adriano Santos, Superintendente Regional de Recife e Gilmar Dias, Pesquisador em Geociências.
Durante a reunião, Adriano Santos apresentou um panorama geral das atividades exercidas pela empresa, dando ênfase nas atividades realizadas na temática de alertas e prevenção de desastres.
Um breve histórico de atividades realizadas em parceria com a Defesa Civil, assim como os projetos desenvolvidos nesta temática e os quantitativos de trabalhos realizados no estado foram apresentados por Gilmar Dias.
O Diretor de Engenharia, Major Marcelo Silva, apresentou um levantamento realizado, em alguns municípios da Região Metropolitana de Recife, utilizando como base os dados levantados pelo SGB, onde aplicou a metodologia de mapeamento de perigo a movimentos gravitacionais preconizados pelo manual do Projeto GIDES, publicado pelo SGB, resultado do acordo de cooperação internacional Brasil - Japão.
De acordo com o Secretário Executivo de Defesa Civil, Coronel Ramalho, os trabalhos realizados pelo SGB são muito relevantes para a prevenção, conhecimento e gerenciamento de riscos nos municípios. Ele destaca ainda a importância da integração entre as duas instituições e propõe futuras parcerias técnicas e apoio em treinamentos.
Atualmente, o Estado de Pernambuco conta com estudos de mapeamentos de Riscos em 112 municípios, acrescidos de 19 atualizações de mapeamento. Além disso, já foram publicadas 33 Cartas de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundação em municípios pernambucanos.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal i mprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
SBG e Ministério da Saúde firmam parceria para estudos de prospecção de água subterrânea em aldeias indígenas de Rondônia
O objetivo é identificar áreas favoráveis à prospecção de água subterrânea. Dessa forma, encontrar fontes de água capazes de atender às necessidades da população indígena do estado de Rondônia
12/05/2025