Serviço Geológico do Brasil anuncia leilão de caulim do Rio Capim, no Pará, com potencial de 800 milhões de toneladas

09/12/2024 às 19h59
Ouvir Notícia

Previsto para março de 2025, o evento reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a atração de investimentos estratégicos para o setor mineral brasileiro

Foto: GettyImages

Rio de Janeiro (RJ) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) anunciou para 25 março de 2025 o leilão do ativo minerário de caulim do Rio Capim, localizado no município de Ipixuna do Pará (PA). A área do projeto tem cerca de 800 milhões de toneladas de minérios, que se destacam pelo alto índice de alvura. Para conferir o edital e outras informações sobre o certamente, clique aqui.

O caulim é amplamente usado em setores como cerâmica, papel, tintas, plásticos e farmacêuticos, o que o torna um ativo estratégico para os mercados nacional e internacional.

Segundo o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, o leilão busca atrair investimentos que contribuam para o crescimento econômico. "Nosso objetivo é promover a diversificação econômica regional, estimulando investimentos essenciais para o desenvolvimento regional sustentável”. 

O leilão será realizado via Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Presidência da República. Podem participar pessoas jurídicas, nacionais ou estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimento. Essas organizações podem concorrer isoladamente ou em consórcio. O certame será realizado por meio de contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários.

Leilões do SGB 

 

Em 2024, o SGB realizou leilões de quatro ativos minerários — ouro, diamante, fosfato e agrominerais — em uma iniciativa que destacou o compromisso da empresa com a mineração sustentável e a valorização estratégica de recursos naturais. 

Esses eventos reafirmam o esforço do SGB em equilibrar o desenvolvimento industrial com a preservação ambiental, ampliando o conhecimento geológico do Brasil e consolidando sua posição como um dos principais players no mercado global de minerais.
 

Rafael Costa
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil

Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025

01/05/2025

Serviço Geológico do Brasil aponta que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grande probabilidade de alcançar a cota de inundação severa em 2025

2º Alerta de Cheias do Amazonas traz previsões atualizadas sobre níveis dos rios e clima, apoiando o planejamento de ações para o período

30/04/2025

Cartas de suscetibilidade orientam planejamento urbano em São José de Mipibu (RN)

Documentos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil apontam baixo risco de deslizamentos e alertam para áreas com alta suscetibilidade a inundações

30/04/2025