Rio Negro supera a cota de 18 m em Manaus (AM)

30/12/2024 às 20h30
 | Atualizado em: 30/12/2024 às 20h36
Ouvir Notícia

Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil indica que a Bacia do Rio Madeira reagiu bem ao período chuvoso e os níveis são consideradas normais para período

Foto: Divulgação SGB

Manaus (AM) – Com o início da estação chuvosa em grande parte do Amazonas, observa-se um aumento significativo nos volumes de precipitações sobre diversas bacias monitoradas, com destaque para as localizadas na região noroeste. Em Manaus (AM), o nível do Rio Negro atingiu 18,02 m, segundo informações do 54º Boletim de Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgado nesta segunda-feira (30).

“O que podemos observar é uma boa recuperação das bacias localizadas na porção mais ao sul da bacia, dos rios afluentes de margem direita do Solimões, como o Madeira e o Purus”, destacou o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB de Manaus, Andre Martinelli.

O Rio Solimões mantém o processo de enchente, com elevações médias diárias de 17 cm nas estações de Tabatinga e Fonte Boa, onde os níveis são considerados normais para o período. Em Itapéua, o rio apresenta um crescimento médio de 19 cm por dia, embora as cotas ainda estejam ligeiramente abaixo da normalidade para a época. Situação semelhante ocorre em Manacapuru, que registra aumentos diários de 17 cm.

Martinelli pontuou que “para as estações monitoradas no Rio Amazonas, bem como em Manaus e em Manacapuru, as cotas permanecem abaixo da faixa de normalidade, mas com bom indicativo de que alcançarão o padrão esperado para a época em um curto prazo”.

“Na próxima semana a previsão é de um acumulado positivo de chuvas em praticamente toda a bacia, o que vai colaborar para a recuperação. No Rio Negro, por exemplo, já se observam níveis na faixa de normalidade”, acrescentou o gerente.

A Bacia do Rio Madeira voltou a subir com maior intensidade em Porto Velho, numa média diária de 30 cm, estando atualmente em 9,68 m. Em Humaitá, o rio também apresentou recuperação, com aumentos médios diários de 12 cm, considerados normais para o período. Na capital, Rio Branco (AC), o nível subiu para 11,03 m e continua na faixa da normalidade.

Os dados atualizados sobre os rios da Bacia do Rio Amazonas podem ser conferidos aqui

Parceria 

O monitoramento dos rios é feito a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 

O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. 

As informações estão disponíveis na plataforma SACE

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Uma aventura nas alturas: conheça curiosidades e desafios do Pico da Neblina

Geólogo do SGB Gilmar Honorato compartilhou histórias e momentos marcantes da expedição

17/01/2025

Município de São Francisco supera cota de inundação ao atingir 811 cm na manhã desta sexta

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o Rio São Francisco também superou a cota de inundação em Pedras de Maria da Cruz. São Romão e Carinhanha seguem em cota de alerta

17/01/2025

Estudo Geoeconômico do Ceará destaca oportunidades no setor mineral

Informações servem tanto para a formulação de políticas públicas quanto para orientar investimentos privados

17/01/2025