Projetos do SGB, que impulsionam desenvolvimento sustentável do Amapá, são apresentados na 9ª Caravana Federativa
Projetos do SGB, que impulsionam desenvolvimento sustentável do Amapá, são apresentados na 9ª Caravana Federativa

Foto: SGB/Divulgação
Macapá (AP) – Na 9ª Caravana Federativa, realizada em Macapá (AP), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta ações que impulsionam o desenvolvimento sustentável do Amapá. Mais de 30 projetos elaborados no estado terão visibilidade ao longo do evento, que é promovido pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. As atividades começaram na quinta-feira (2) e se encerram nesta sexta-feira (3).
“Há mais de 50 anos, desenvolvemos projetos no Amapá, nas áreas de mapeamento geológico e de recursos minerais, levantamentos aerogeofísicos e também nas áreas de risco geológico e suscetibilidade a inundação, além da operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN)”, explica o superintendente regional de Belém (SUREG-BE), Homero Reis de Melo Júnior. O estado do Amapá está sob a jurisdição da SUREG-BE.
De acordo com o superintendente, a participação na Caravana Federativa é uma oportunidade para apresentar ao público local a importância do trabalho desenvolvido. “Estamos apresentando para os municípios, secretários de meio ambiente, secretários de obra e planejamento todos os nossos produtos e como podem apoiar o desenvolvimento sustentável do estado”.

Foto: SGB/Divulgação
Entre os projetos apresentados, está o Mapa Hidrogeológico do Amapá, lançado no final de 2023. Esse estudo apresenta informações sobre as águas subterrâneas e dá suporte para a gestão de recursos hídricos. “É um guia para a companhia de saneamento do estado para a construção de poços tubulares profundos, para abastecimento público municipal”, relata o pesquisador.
Projetos em destaque
Durante a 9ª Caravana Federativa, o público também poderá conhecer o Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Amapá, que integra e consiste a cartografia do estado, servindo como base para o planejamento governamental e atividades do setor mineral. Além disso, serão compartilhadas informações sobre levantamentos geológicos básicos, o Atlas Aerogeofísico do Estado do Amapá e Cartas de Anomalias.
Os pesquisadores também apresentarão os projetos: Materiais de Construção da Região Metropolitana de Macapá; Área de Relevante Interesse Mineral: Reserva Nacional do Cobre e Associados - RENCA; e o Insumos Minerais para Agricultura e Áreas Potenciais nos Estados do Pará e Amapá.
Na área de hidrologia, o público poderá ter melhor compreensão da operação da RHN – a base para a gestão dos recursos hídricos de superfície – e conhecer o Atlas Pluviométrico do Brasil, que reúne consolida e organiza as informações sobre chuvas, obtidas na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Com os dados, o SGB contribui para dimensionar estruturas hidráulicas.
Na área de prevenção a desastres, um dos destaques são os mapeamentos de áreas de risco, que já contemplaram oito municípios do Amapá. O SGB também já entregou Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações a sete cidades amapaenses.
Para o estado, o SGB também já elaborou o Mapa da Geodiversidade do Estado do Amapá, que apoia ações para planejamento territorial e uso sustentável de recursos naturais.
Caravana Federativa
O evento já passou pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco, com o objetivo de levar atendimento, informação e a cooperação entre os entes federados. Representantes de mais de 30 ministérios e outros órgãos públicos participam das atividades.
Serviço - 9ª Caravana Federativa
Data: 2 e 3 de maio
Horário: Das 9h às 18h
Local: Parque de Exposições da Fazendinha (Engenheiro Agrônomo Antônio Roberto Ferreira da Silva), Macapá (AP)
Leia mais notícias do Serviço Geológico do Brasil:
>>Chuvas no Rio Grande do Sul: municípios estão acima da cota de inundação
>>Níveis dos rios sobem no Rio Grande do Sul e Serviço Geológico do Brasil intensifica alertas
>>Serviço Geológico do Brasil aponta que rios do Amazonas têm baixa probabilidade de cheias severas em 2024
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Aviso de Pauta — Serviço Geológico do Brasil marca presença na Expo Minera Nordeste 2025 para reforçar atuação estratégica no setor mineral
Evento reunirá empresas, investidores, autoridades e sociedade civil em torno das oportunidades minerais da região, como ferro, níquel, cromo, ouro e fosfato