Programa do SGB combate discriminação e fomenta igualdade de gênero e diversidade

06/02/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Iniciativa instituída há mais de dez anos desenvolve projetos que promovem a equidade de gênero, raça, diversidade, neurodiversidade e inclusão de pessoas com deficiência

Com o propósito de promover inclusão e reduzir desigualdades no ambiente de trabalho, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) desenvolve, desde 2011, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Diversidade. Uma das ações é disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, fomentando a igualdade de oportunidades para acesso a melhores remunerações, cargos de liderança e ascensão profissional.
O Comitê Permanente Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, responsável por coordenar o Programa, mantém no Plano Anual de Trabalho onze projetos voltados para equidade de gênero, raça, diversidade, neurodiversidade e inclusão de pessoas com deficiência (PCD).
A coordenadora do Comitê, Nathalia Winkelmann, explica que um dos pilares do Programa é a promoção de práticas inclusivas. “A isonomia entre mulheres e homens, a inclusão racial e a diversidade constituem um pilar da gestão organizacional e do êxito institucional”, destaca.
As ações contribuem para combater a discriminação no SGB me reduzir desigualdades sociais historicamente refletidas no ambiente do trabalho. Com isso, se tornam, também, instrumentos importantes para promover melhoria na qualidade de vida e no exercício dos direitos laborais dos trabalhadores. Nathalia Winkelmann ressalta que “as discriminações afetam o rendimento no local de trabalho e a qualidade de vida, bem como prejudicam o clima organizacional”.
Entre os benefícios já gerados para os trabalhadores, estão a extensão da licença-paternidade, a promoção de campanhas e a realização de capacitações contínuas e gratuitas, inclusive com destaque no ambiente de capacitação na Intranet do SGB-CPRM para o corpo funcional.
O Pró-Equidade também dispõe de um canal de comunicação, com escuta sensível às demandas, diretamente ligado à presidência do SGB, e apoiando o Comitê de Ética e a Ouvidoria. As mensagens podem ser encaminhadas para o e-mail proequidade@sgb.gov.br.
Para conhecer ainda mais o corpo funcional e aprofundar as campanhas internas, o Comitê realiza um censo nesta semana. O formulário estará disponível em plataforma de acesso exclusivo aos empregados da empresa e poderá ser preenchido anonimamente. Na etapa seguinte será ampliado a todos os colaboradores.

Compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A instituição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Diversidade e a manutenção do Comitê Permanente estão alinhadas com cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). São contemplados pelas ações os ODS 3, 5, 8, 12 e 16. Assim, o SGB reafirma a parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o compromisso de colaborar para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável.
Com os projetos, o SGB contribui para o cumprimento do ODS 3, que prevê vida saudável e promoção do bem-estar para todos. O ODS 5 é relacionado à igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas. Já o ODS 8 trata da promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável e da garantia de emprego pleno e trabalho produtivo para todos. As ações estão inseridas, ainda, no ODS 12, que prevê padrões de produção e consumo sustentáveis, e no ODS 16, que está associado à paz, justiça e instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Recentemente foi criado o Grupo de Trabalho de sustentabilidade, o qual o comitê também integra, e que possui dentre os objetivos, o maior alinhamento da empresa às temáticas ESG, ao Pacto Global e Agenda 2030.

Conquistas e reconhecimento

Os projetos desenvolvidos pelo Comitê geram benefícios diretos para os trabalhadores e expressam a responsabilidade social do SGB, posicionando a empresa entre as mais comprometidas com a promoção da igualdade e equidade. O SGB, inclusive, foi uma das primeiras a obter o selo do Programa de Pró-Equidade do Governo Federal e ingressou no Pacto Global das Nações Unidas.
Além disso, em 2022, o SGB celebrou Acordo de Cooperação Técnica com o Senado Federal e mais onze órgãos públicos para formação da Rede Equidade. Em dezembro, participou e atuou na coordenação do “I Seminário Rede Equidade – Direitos Humanos na Gestão Pública: Diversidade, Equidade e Inclusão”.

Histórico

A instituição do Programa atende a orientações do Governo Federal. Em 2005 foi lançado o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, a partir de iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, mais de 120 empresas públicas e privadas aderiram ao programa.
Em 2022, com a aprovação do Regimento Interno pelo Conselho de Administração, o Comitê Pró-Equidade entrou oficialmente para a estrutura organizacional do SGB.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM Ministério de Minas e Energia imprensa@cprm.gov.br

Outras Notícias

SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil

Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025

01/05/2025

Serviço Geológico do Brasil aponta que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grande probabilidade de alcançar a cota de inundação severa em 2025

2º Alerta de Cheias do Amazonas traz previsões atualizadas sobre níveis dos rios e clima, apoiando o planejamento de ações para o período

30/04/2025

Cartas de suscetibilidade orientam planejamento urbano em São José de Mipibu (RN)

Documentos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil apontam baixo risco de deslizamentos e alertam para áreas com alta suscetibilidade a inundações

30/04/2025