Plataforma P3M é destaque do Café Geológico

23/02/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
O evento abordou o papel da nova plataforma digital que integra dados relacionados à cadeia de informações de pesquisa e produção mineral brasileira, visando a melhoria da atração de investimentos e a disseminação de informações que contribuem para pesquisa e tomada de decisão

< >

A nova Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M) foi destaque no Café Geológico do último dia 10. Com o objetivo de integrar e disponibilizar informações, indicadores e dados para dar suporte à pesquisa e produção mineral, a ferramenta visa auxiliar a tomada de decisão referentes a toda cadeia mineral do país.
Mediado pela chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID), do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Patricia Jacques, o debate contou com a participação da coordenadora de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Aline Nunes, do presidente da GEOS Geologia e Mineração, Elmer Prata Salomão, do assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB, Gilberto Calaes, e do assistente Paulo Barbosa. Os representantes do SGB apresentaram o sistema e exemplos de aplicações da plataforma, sua dinâmica, utilidade e benefícios para o avanço do setor mineral no Brasil.
Calaes explicou que a P3M integra diversas bases de dados e informações para pesquisa mineral e indicadores de produção do setor, além de materiais e documentos de suporte. O acervo contempla aspectos geocientíficos, técnico-econômicos, regulatórios, socioeconômicos e socioambientais relacionados à cadeia de atividades da indústria mineral compreendendo a pesquisa mineral, o desenvolvimento mineiro, a mineração (lavra e beneficiamento) e a transformação mineral.
“A plataforma visa ampliar a atratividade de investimentos, desenvolvimento sustentável e competitivo da mineração brasileira, tendo por objetivo integrar, sistematizar e disseminar informação, conhecimento e aprendizado de suporte a estudos e pesquisas orientadas para a implementação de políticas públicas e planos estratégicos de pesquisa e produção mineral”, complementou.
Lançado oficialmente na última edição do Simexmin 2022, o projeto foi idealizado e implementado pela equipe de especialistas da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), em conjunto com especialistas da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DEINF/DIGEOP) do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), e contou com o apoio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME).

Como acessar?

O conjunto de informações disponibilizado é público, aberto, gratuito e está disponível na internet.
Acesse aqui para conhecer a P3M
Assista na íntegra ao episódio aqui

Mayara Ferreira
Núcleo de Comunicação Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Aviso de pauta: SGB e Petrobras lançam primeiras ações para as obras do Centro Científico e Cultural da Urca, no Rio de Janeiro

Evento ocorre nesta sexta-feira (19), às 15h, no Museu de Ciências da Terra

16/09/2025

SGB apresenta estudo que revela o potencial mineral estratégico do Rio Grande do Norte

Documento traz panorama completo da mineração potiguar e aponta oportunidades de investimento e desenvolvimento sustentável

16/09/2025

Rio Tapajós deve enfrentar seca moderada com cota mínima de 2,20 m, indicam projeções do SGB

Nota técnica apresenta análise detalhada da série histórica do rio

16/09/2025