Aviso de pauta: última etapa do Plano Municipal de Redução de Riscos é realizada em Paulista (PE)

09/01/2025 às 13h55
 | Atualizado em: 09/01/2025 às 13h56
Ouvir Notícia

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil iniciarão trabalho de campo em 13 de janeiro, com previsão de término no dia 24 deste mês

Foto: Divulgação/SGB

Paulista (PE) – A elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) chega à terceira e última etapa em Paulista, no estado de Pernambuco. Entre 13 e 24 de janeiro, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizam atividade de campo na cidade. A iniciativa visa analisar o município e classificar os riscos, em um trabalho conjunto com a defesa civil municipal e lideranças comunitárias. 

O PMRR, realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid), é um instrumento de planejamento urbano essencial para prevenir desastres.

Na segunda etapa foram visitadas as áreas classificadas como de risco médio, alto e muito alto. Com o mapeamento, será possível identificar os locais mais suscetíveis a riscos geológicos (como deslizamentos e inundações).  

Após o mapeamento completo, o SGB irá elaborar um relatório técnico com todos os setores classificados como de risco médio, alto e muito alto, para posterior análise e sugestão de medidas que possam ser adotadas para proteger a população em caso de eventos extremos, como obras de infraestrutura e de saneamento. 

Além do município pernambucano, o SGB também está elaborando PMRRs em Teresina (PI), Goiânia (GO), Bento Gonçalves (RS) e Santa Cruz do Sul (RS). 

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Uma aventura nas alturas: conheça curiosidades e desafios do Pico da Neblina

Geólogo do SGB Gilmar Honorato compartilhou histórias e momentos marcantes da expedição

17/01/2025

Município de São Francisco supera cota de inundação ao atingir 811 cm na manhã desta sexta

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o Rio São Francisco também superou a cota de inundação em Pedras de Maria da Cruz. São Romão e Carinhanha seguem em cota de alerta

17/01/2025

Estudo Geoeconômico do Ceará destaca oportunidades no setor mineral

Informações servem tanto para a formulação de políticas públicas quanto para orientar investimentos privados

17/01/2025