Aviso de pauta: última etapa do Plano Municipal de Redução de Riscos é realizada em Paulista (PE)

09/01/2025 às 13h55
 | Atualizado em: 09/01/2025 às 13h56
Ouvir Notícia

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil iniciarão trabalho de campo em 13 de janeiro, com previsão de término no dia 24 deste mês

Foto: Divulgação/SGB

Paulista (PE) – A elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) chega à terceira e última etapa em Paulista, no estado de Pernambuco. Entre 13 e 24 de janeiro, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizam atividade de campo na cidade. A iniciativa visa analisar o município e classificar os riscos, em um trabalho conjunto com a defesa civil municipal e lideranças comunitárias. 

O PMRR, realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid), é um instrumento de planejamento urbano essencial para prevenir desastres.

Na segunda etapa foram visitadas as áreas classificadas como de risco médio, alto e muito alto. Com o mapeamento, será possível identificar os locais mais suscetíveis a riscos geológicos (como deslizamentos e inundações).  

Após o mapeamento completo, o SGB irá elaborar um relatório técnico com todos os setores classificados como de risco médio, alto e muito alto, para posterior análise e sugestão de medidas que possam ser adotadas para proteger a população em caso de eventos extremos, como obras de infraestrutura e de saneamento. 

Além do município pernambucano, o SGB também está elaborando PMRRs em Teresina (PI), Goiânia (GO), Bento Gonçalves (RS) e Santa Cruz do Sul (RS). 

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Nível do Rio Acre está em processo de descida 

Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que cota já baixou e chegou em 15,30 m

30/12/2025

Número de pessoas em áreas de risco quadruplica em Cabedelo (PB) 

Serviço Geológico do Brasil identificou 1,7 mil pessoas em nove áreas de risco alto no município, associadas aos processos inundação e erosão

30/12/2025

Nível do Rio Acre se aproxima de 15,40 m em Rio Branco (AC)

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o ritmo de subida está mais lento

29/12/2025