Pesquisadoras do Serviço Geológico do Brasil participam do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência, em São Paulo

18/09/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
No evento foram abordados assuntos como Comunicação em Meio Ambiente e Emergência Climática, Divulgação Científica e Políticas Públicas em Saúde, entre outros

Da esquerda para a direita: Avaliador do evento, com Andrea Sander e Patrícia Jacques

As pesquisadoras do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Patrícia Jacques e Andrea Sander, participaram do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência (EBDC), organizado pelo Blogs de Ciência da Unicamp, no Instituto Principia, em São Paulo, entre os dias 8 e 10 de setembro.
Nesta segunda edição, o tema foi “Ciência, Comunicação e Política: Motores de Mudança na Sociedade”, ocasião em que foi debatido como os comunicadores de ciência podem influenciar a implementação de diversas políticas públicas em temas como: saúde, meio ambiente, desinformação, preconceito de gênero, entre outros.
Patrícia e Andrea apresentaram o trabalho “Divulgação geocientífica para comunidades isoladas no contexto do Programa SGBeduca: relato de experiências”, que teve a coautoria de Francisco Ferreira de Campos, Gabriel Guimarães Facuri, Eliane Godoy Moreira e Angela Bellettini, participantes das atividades do SGBeduca.
Para Sander, o evento foi uma oportunidade única de contato e troca com divulgadores de ciência, além de poder observar o que há de novo na divulgação científica: “Estiveram presentes diversos formatos de comunicação, desde atendimentos presenciais, blogs, podcasts, animações e imprensa tradicional. Um momento de muito aprendizado, tendo sido gratificante ter o trabalho selecionado pois, dos quase 100 submetidos, apenas 38 foram escolhidos, devido ao tempo e espaço disponíveis”, destacou.
Patrícia acrescentou que as apresentações foram surpreendentes e abrangeram temas de diversidade e inclusão social, políticas públicas, arte e ciência: “Durante um encontro abrangente como esse, com a participação de diversas instituições de pesquisa, cientistas e jornalistas de expressão, é possível perceber a importância da divulgação científica para a sociedade, o que aumenta a responsabilidade do SGB nessa área”, ressaltou.

Apresentação da mesa-redonda com a temática: O Lugar do normativo na Comunicação de Ciência

O EBDC reúne comunicadores de ciência, profissionais e amadores de diversas áreas para compartilhar experiências, discutir os objetivos da profissão, elaborar estratégias para campanhas de comunicação eficientes e estimular colaborações entre a comunidade de divulgadores de ciência.
Na ocasião, foram apresentadas quatro mesas-redondas:
1. O Lugar do Normativo na Comunicação da Ciência;
2. Comunicação em Meio Ambiente e Emergência Climática;
3. Divulgação Científica e Políticas Públicas em Saúde;
4. A Divulgação Científica, o Furar Bolhas e a Desinformação.
Ao mesmo tempo, os participantes se reuniram em grupos de trabalho e discutiram como analisar a efetividade e o impacto de trabalhos de comunicação pública de ciências (presenciais e virtuais) e como a interação entre ciência e arte pode alavancar a divulgação científica. Os trabalhos, posteriormente, são reunidos em uma publicação e disponibilizados ao público.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil atualiza dados sobre a geologia da Plataforma Continental Jurídica Brasileira

O trabalho integra dados geológicos, tectônicos e de recursos minerais da região

21/05/2025

Aviso de Pauta – SGB participa da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Representantes do SGB irão debater, entre outros temas, os desafios da gestão de riscos e desastres e as oportunidades associadas aos minerais estratégicos para o desenvolvimento dos municípios

20/05/2025

Municípios de Mato Grosso recebem estudo do SGB sobre áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações

Trabalho de campo realizado em Água Boa e Nova Xavantina subsidiará a produção de cartas de suscetibilidade, que apoiarão ações de prevenção de desastres e planejamento urbano

20/05/2025