PDAC: Serviços geológicos do Brasil e do México ampliam diálogos para construção de acordo

07/03/2024 às 16h32
 | Atualizado em: 22/03/2024
Ouvir Notícia
Diretores do SGB em visita ao estande do México, no PDAC (Foto: Pablo Peixoto/SGB)

Diretores do SGB em visita ao estande do México, no PDAC (Foto: Pablo Peixoto/SGB)

 

A Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), que se encerrou na quarta-feira (6), foi um espaço oportuno para o Serviço Geológico do Brasil (SGB) intensificar diálogos com países ibero-americanos, visando parcerias estratégicas. Durante o evento, os pesquisadores brasileiros realizaram reuniões com diversas instituições, entre elas o Serviço Geológico Mexicano (SGM) que, assim como o SGB, é integrante da Associação de Serviços de Geologia e Mineração Iberoamericanos (ASGMI).

Na quarta-feira (6), última dia de PDAC, os diretores Valdir Silveira, de Geologia e Recursos Minerais (DGM); e Alice Castilho, de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), visitaram o estande da instituição mexicana para trocar experiências e debater projetos de comum interesse. A anfitriã foi a diretora-geral do SGM, Flor de María Harp Iturribarría, que também está na presidência da ASGMI.
 

Os serviços geológicos fazem parte da ASGMI(Foto: Pablo Peixoto/SGB)

Os serviços geológicos fazem parte da ASGMI(Foto: Pablo Peixoto/SGB)


“Os serviços geológicos têm interesse em estabelecer um acordo de cooperação, sendo que a Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial tem interesse muito especial na hidrogeologia do carste na Península de Yucatán”, explicou a diretora Alice Castilho. Carste é um tipo especial de relevo que, devido ao seu processo de formação, possui reservas de água subterrânea.


ASGMI

Além disso, os pesquisadores também dialogaram sobre a próxima reunião ordinária da ASGMI, agendada para abril, no México. A associação possui grupos de especialistas de diversas áreas, e o SGB tem participação ativa em vários deles, protagonizando debates.

Entre os grupos que contam com pesquisadores do SGB, estão: Hidrogeologia, Geoquímica, Patrimônio Geológico, Rede de Museus, Passivos Ambientais da Mineração, Ameaças Geológicas, Geologia Marinha, Geologia Regional, Cartográfica Geológica, Sistema de Informações Geocientíficas e o grupo de Metalogenia e Recursos Minerais.
 

Encontro ocorreu durante o PDAC 2024, em Toronto, Canadá (Foto: Pablo Peixoto/SGB)

Encontro ocorreu durante o PDAC 2024, em Toronto, Canadá (Foto: Pablo Peixoto/SGB)

 

Site SGB-PDAC

O SGB criou um site especificamente desenvolvido para compilar os estudos que foram destacados durante o PDAC 2024. Acesse aqui.


Missão brasileira

Pesquisadores e a diretoria-executiva do SGB participaram da comitiva brasileira, coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), para a missão oficial à Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), que ocorreu até 6 de março, em Toronto, Canadá.

O principal objetivo do SGB no PDAC 2024 foi apresentar para a comunidade internacional o potencial mineral do Brasil, por meio de palestras técnicas e exposição de projetos e produtos. Além disso, a instituição busca fortalecer e ampliar a rede de cooperação com instituições de pesquisa internacionais e governos de outros países.

O SGB foi representado no PDAC 2024 pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maisa Abram; pelos coordenadores executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas Carneiro; pelo coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Almir Costa; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.

Também participaram da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil

Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025

01/05/2025

Serviço Geológico do Brasil aponta que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grande probabilidade de alcançar a cota de inundação severa em 2025

2º Alerta de Cheias do Amazonas traz previsões atualizadas sobre níveis dos rios e clima, apoiando o planejamento de ações para o período

30/04/2025

Cartas de suscetibilidade orientam planejamento urbano em São José de Mipibu (RN)

Documentos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil apontam baixo risco de deslizamentos e alertam para áreas com alta suscetibilidade a inundações

30/04/2025