PDAC 2025: Serviço Geológico do Brasil apresenta publicação sobre minerais estratégicos no maior evento de prospecção mineral do mundo

28/02/2025 às 19h27
 | Atualizado em: 05/03/2025 às 21h08
Ouvir Notícia

Terceira edição do documento “An Overview of Critical and Strategic Minerals Potential of Brazil” oferece visão abrangente sobre os depósitos minerais e os recursos disponíveis no país

Foto: Igo Estrela/SGB

Toronto, Canadá - A mineração de minerais críticos é estratégico para o desenvolvimento do país. Com dados técnicos e atualizados, o Brasil se posiciona como um player relevante no mercado global, ampliando sua capacidade produtiva e consolidando parcerias internacionais. Diante deste contexto, a terceira edição do documento An Overview of Critical and Strategic Minerals Potential of Brazil foi apresentada, nesta quarta-feira (5), na Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) -  maior evento internacional do setor mineral.

A publicação fornece informações atualizadas sobre a ocorrência, distribuição e potencial econômico desses minerais, apoiando o planejamento estratégico do setor mineral, atraindo investimentos e facilitando a tomada de decisões sobre a exploração e o uso sustentável desses recursos.

A atualização contínua desses dados visa impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer a inserção do Brasil no mercado global. Os minerais críticos são essenciais para setores estratégicos, como defesa, energia e tecnologia. Manter esses dados atualizados permite ao país conhecer plenamente seu potencial, suprir suas próprias necessidades e viabilizar exportações estratégicas. 

Além disso, esse monitoramento contínuo possibilita um planejamento mais eficiente para o governo e as empresas, otimizando a exploração, a logística e a sustentabilidade ambiental.

“A importância da publicação também está na capacidade de impulsionar a inovação tecnológica no setor mineral, criando novas oportunidades e parcerias, fortalecendo setores tecnológicos e estratégicos no Brasil. A pesquisa e a exploração desses recursos promovem avanços que beneficiam não apenas a mineração, mas também segmentos como eletrônica, mobilidade e energia renovável”, ressaltou Ioná Cunha, chefe da Divisão de Projetos Especiais e Minerais Estratégicos do SGB. 

 


A presença do SGB no evento é uma oportunidade de apresentar o potencial mineral do Brasil a investidores, empresas e especialistas, estimulando investimentos estrangeiros e aproximando o país das mais recentes tecnologias e tendências do setor. 

“A participação no PDAC permite ao SGB estabelecer conexões estratégicas com mineradoras, instituições de pesquisa e governos de outros países. Essas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento de projetos que garantam uma mineração mais eficiente e responsável”, concluiu Ioná.

Acesse aqui o hotsite SGB no PDAC 2025.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

SGB e Perth Minerals assinam acordo de cooperação científica para pesquisa em Palmeirópolis

Parceria reforça papel do SGB na pesquisa mineral estratégica e viabiliza aplicação conjunta de novas metodologias geocientíficas no Tocantins

09/05/2025

SGB participa da Expo Minera Nordeste 2025 e reforça papel estratégico na pesquisa mineral da região

Evento inédito reuniu especialistas, autoridades e empresas para debater o futuro da mineração no Nordeste; SGB apresentou ações estratégicas e reforçou papel na transição energética

09/05/2025

SGB reforça presença institucional na Caravana Federativa em Pernambuco

Instituição reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável dos municípios

07/05/2025