PDAC 2024: oportunidade de ampliar diálogo e conhecer projetos e soluções inovadoras para o setor mineral
PDAC 2024: oportunidade de ampliar diálogo e conhecer projetos e soluções inovadoras para o setor mineral

A participação dos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) na Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), em Toronto, Canadá, é uma oportunidade de ampliar o diálogo e adquirir novos conhecimentos, além de conhecer projetos e soluções inovadoras para o setor mineral.
Para Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB, o PDAC é o maior evento mundial do setor mineral. Os serviços geológicos mundiais são responsáveis por fornecer dados pré-competitivos para que empresas possam efetivamente diminuir os custos envolvidos numa fase mais inicial da pesquisa mineral.
“Penso que nossa maior função nesse evento, como Serviço Geológico do Brasil, é apresentar, de forma clara, o nível de conhecimento e o potencial do subsolo brasileiro e, dessa forma, atrair investimentos para nosso país. Outro ponto importante para nós é a oportunidade da troca de experiências com outros serviços geológicos em todo o mundo, inclusive com a consolidação de acordos de cooperação, além de conhecer as pesquisas de ponta realizadas por empresas, universidades e especialistas, bem como as tendências do mercado de commodities em todo o mundo”, destacou.
Maisa Abram é geóloga e doutora pela Universidade Federal da Bahia e pela Acadia University do Canadá (modalidade “sanduíche’), além de mestra e bacharel em geologia pela Universidade Federal da Bahia. Trabalha há 30 anos no Serviço Geológico do Brasil, tendo atuado por 13 anos no cargo de Chefia da Divisão de Avaliação de Recursos Minerais, sendo atualmente Chefe do Departamento de Recursos Minerais. Tem, como foco de trabalho, a metalogenia e a avaliação de recursos minerais no Brasil.
Missão brasileira
Pesquisadores e a diretoria-executiva do SGB participam da comitiva brasileira, coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), para a missão oficial à Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), que ocorre entre 3 e 6 de março, em Toronto, Canadá.
O principal objetivo do SGB no PDAC 2024 é apresentar para a comunidade internacional o potencial mineral do Brasil, por meio de palestras técnicas e exposição de projetos e produtos. Além disso, a instituição busca fortalecer e ampliar a rede de cooperação com instituições de pesquisa internacionais e governos de outros países.
O SGB é representado no PDAC 2024 pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; pela diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Abram; pelos coordenadores-executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas Carneiro; pelo coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Almir Costa; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.
Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br