Participação do SGB fortalece as discussões no 18º Simpósio de Geologia da Amazônia

31/10/2025 às 16h12
Ouvir Notícia

Pesquisadores participaram do evento que aconteceu de 26 a 29 de outubro no Centro Amazônico de Fronteiras da UFRR em Boa Vista (RR)

Foto: SGB/Divulgação


Boa Vista (RR) -  Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) participaram do 18º Simpósio de Geologia da Amazônia (SGA), que ocorreu de 26 a 29 de outubro, no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista (RR). Os profissionais da instituição participaram de palestras, apresentações de trabalhos, composição de mesas redondas, cerimônia de abertura, comissão organizadora e a coordenação de uma excursão de campo. 

Alguns dos temas abordados pelo SGB no evento foram os avanços das pesquisas geológicas realizadas na Amazônia, a partir de novos dados produzidos em projetos das diretorias de Geologia e Recursos Minerais (DGM) e de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT). Temas importantes foram tratados pelos pesquisadores, como as iniciativas do SGB na pesquisa de minerais críticos e estratégicos para a transição energética. Foram também disponibilizados alguns produtos técnicos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, em diferentes e importantes províncias minerais, como Carajás, Tapajós, Aripuanã, Rio Maria e Rondônia-Juruena. 

Tais produtos representam um importante avanço do conhecimento do potencial geoeconômico da Amazônia, contribuindo para o planejamento territorial e para o uso sustentável dos recursos minerais.

A pesquisadora Lêda Fraga ressalta que as apresentações foram essenciais para compartilhar o conhecimento que tem sido gerado pelo SGB no Cráton Amazônico, inclusive em parceria com instituições internacionais. “Destaco a contribuição dos trabalhos realizados pelo SGB em regiões de fronteira e a grande contribuição desses trabalhos, não só em relação à geologia, mas como ponte entre os países e entre os governos. Temos projetos Brasil-Guiana e Brasil-Suriname, coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério de Relações Exteriores. Realizamos projetos de integração geológica ao longo das fronteiras, o que propiciou a publicação de inúmeros artigos científicos e integração com os serviço geológico do Suriname e da Guiana”

Foto: Divulgação/SGB


Protagonismo nos debates

A pesquisadora em geociência Lúcia Travassos, assessora da DGM, apresentou duas palestras no evento, intituladas: “Arcos magmáticos continentais do sudeste do Escudo das Guianas: registros do estágio acrescionário da orogênese riaciana" e "Minerais críticos e estratégicos para transição energética: iniciativas do Serviço Geológico do Brasil na Amazônia".

Lúcia Travassos destacou a importância dessa participação: "O SGA foi uma excelente oportunidade de divulgar os resultados dos nossos projetos e iniciativas, interagir com pesquisadores de universidades da Amazônia e consolidar parcerias. Demonstramos que a pesquisa geocientífica é  fundamental para subsidiar políticas públicas que promovam desenvolvimento regional, com respeito ao ambiente e aos povos que habitam este território".

O  pesquisador em geociências Marcelo Almeida, chefe do Departamento de Geologia (DEGEO/SGB), participou da mesa “Estudos Geocronológicos na Amazônia”. Almeida ressaltou a relevância do evento: “O SGA possui uma grande importância para a evolução do conhecimento geológico regional. Esta 18ª edição, realizada em Boa Vista, mostra também que o Simpósio é um evento consolidado e com maturidade em termos de organização. Para o SGB foi uma excelente oportunidade para divulgar o resultado de pesquisas e trocar experiências com outros especialistas, discutindo e aprofundando conhecimentos sobre temas específicos.”

Foto: Divulgação/SGB


Na avaliação do pesquisador Marcos Quadros, que apresentou o Mapa Geológico da Região Norte do Brasil e participou da organização do evento como presidente da Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Norte, a presença do SGB reforça o papel de destaque da instituição: "A participação dos pesquisadores e pesquisadoras do SGB no 18º Simpósio de Geologia da Amazônia mostrou o protagonismo da nossa instituição na produção de conhecimento geocientífico na Amazônia, atuando em diversas áreas,  envolvendo pesquisa e difusão de conhecimento".

O SGB também está na coordenação da excursão “Uma imersão geológica em Roraima: Geodiversidade e Tectônica das rochas Supracrustais a Crosta profunda”, que começou na quinta-feira (30) e segue até domingo (2). Os instrutores do SGB são os pesquisadores: Túlio Amós Mendes e Charles Oliveira.

Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB reforça parceria com a Alemanha durante a 10ª Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais

A pesquisadora Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais, participou, nesta sexta-feira (31), da abertura do evento em Salvador (BA)

31/10/2025

Serviço Geológico do Brasil reforça diálogo com o setor mineral durante a Exposibram 2025

Pesquisadores participaram de debates, mediaram painéis e apresentaram dados durante o evento realizado nesta semana em Salvador (BA)

31/10/2025

Artigo publicado no Journal of Geological Survey of Brazil sugere potencial para Caulim e Bauxita na região litorânea do Amapá

Publicação científica está na edição de agosto do JGSB

31/10/2025