Nível do Rio São Francisco sai da cota de alerta em municípios de Minas Gerais 

27/01/2025 às 18h30
Ouvir Notícia

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil aponta redução gradual do nível do rio em São Francisco (MG), Pedras de Maria da Cruz (MG) e Carinhanha (BA)

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Belo Horizonte (MG) – O nível do Rio São Francisco segue em processo de descida e saiu da cota de alerta nos municípios de São Francisco e Pedras de Maria da Cruz, em Minas Gerais, conforme o mais recente boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), publicado nesta segunda-feira (27).

De acordo com as informações, em São Francisco (MG) o rio está na marca de 6,27 m. A cota de alerta na estação é de 6,40 m e a de inundação é de 7,50 m. No município de Pedras de Maria da Cruz (MG), a cota observada é de 6,74 m. A cota de alerta é de 6,80 m e a de inundação 7,60 m.

Em Carinhanha (BA), o rio ainda está na cota de alerta (6,00 m). No entanto, apresenta tendência de queda gradual ao longo desta segunda-feira (27). No município de Bom Jesus da Lapa (BA), o nível atual é de 7,79 m.

Desde o dia 2 de janeiro, o SGB iniciou a emissão de boletins de alerta por meio do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio São Francisco (SAH São Francisco) Duas vezes por dia passaram a ser emitidos boletins com previsões para as cidades que estavam com os níveis acima das cotas de alerta.

A operação de monitoramento com a publicação semanal de boletins começou em novembro de 2024, devido à chegada do período chuvoso na bacia.

Veja mais: Começa a operação para monitorar rios da Região Sudeste e prever inundações

Parcerias estratégicas 
O monitoramento dos rios é realizado a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 

O SGB opera cerca de 80% das estações da RHN, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE.


Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB realiza estudo para avaliar risco geológico em atrativos turísticos da Chapada Diamantina

Equipe técnica esteve em campo nos municípios de Iraquara e Morro do Chapéu (BA) para contribuir com a segurança de visitantes na Gruta dos Brejões e na Cachoeira do Ferro Doido

22/05/2025

Serviço Geológico do Brasil atualiza dados sobre a geologia da Plataforma Continental Jurídica Brasileira

O trabalho integra dados geológicos, tectônicos e de recursos minerais da região

21/05/2025

Aviso de Pauta – SGB participa da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Representantes do SGB irão debater, entre outros temas, os desafios da gestão de riscos e desastres e as oportunidades associadas aos minerais estratégicos para o desenvolvimento dos municípios

20/05/2025