Natal sedia evento sobre Sustentabilidade e os avanços no estudo do Quaternário

09/09/2024 às 18h30
 | Atualizado em: 13/09/2024 às 19h24
Ouvir Notícia

Pesquisadores do SGB apresentarão palestras sobre Proamazonas e Plataforma Rasa do Brasil

Foto: Divulgação SGB 

Natal (RN) – Nesta semana, de 9 e 13 de setembro, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) participam do XIX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA), em Natal – um marco na celebração de quatro décadas de avanços e descobertas no estudo do Quaternário e da Sustentabilidade. 

O tema central do congresso é “ABEQUA 40 anos: Conectando Sustentabilidade e Quaternário”, destacando a importância de compreender os eventos geológicos, desde a origem e evolução da vida humana até as mudanças climáticas, para contribuir com o desenvolvimento econômico-social sustentável.

Durante o evento, serão discutidos os desafios ambientais e a construção de um futuro mais sustentável. O SGB desenvolve projetos na plataforma continental e em ambientes profundos, focados em mapeamento básico, dinâmica costeira e depósitos minerais marinhos. Sua participação no Congresso Brasileiro de Estudos do Quaternário é uma oportunidade para apresentar os resultados desses projetos e destacar suas perspectivas.

Foto: Divulgação SGB

O pesquisador do SGB Eugênio Frazão abordará o projeto Proamazonas e o mapeamento detalhado do Banco do Álvaro na Margem Equatorial Brasileira, e Márcio Valle apresentará o Projeto Plataforma Rasa do Brasil. Também estão presentes o chefe da Divisão de Geologia Marinha (DIGEOM), Valter Sobrinho, e o pesquisador Victor Hugo Rocha Lopes. 

O congresso conta ainda com palestras internacionais de professores de universidades da Alemanha, Austrália e Itália, além de sessões temáticas sobre assuntos como arqueologia, evolução costeira, geomorfologia, geoquímica, mudanças climáticas, paleoceanografia e transição energética.

No encontro ocorrerão mesas-redondas e minicursos relativos a temas como a reconstrução de paleoníveis marinhos, o desafio das mudanças climáticas e a introdução ao armazenamento geológico de carbono.

O evento, realizado em parceria com a ABEQUA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Federação Brasileita de Geólogos (FEBRAGEO), também conta com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), além do apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) e de várias instituições, como SGB, Grupo de Pesquisa em Geologia e Geofísica Marinha e Monitoramento Ambiental (GGEMMA),  Núcleo de Extensão e Pesquisa da Zona Costeira (NEPCOS), Geologus Jr, Associação dos Geólogos do Rio Grande do Norte (AGERN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), UFRN e Hidrosol.

Estande SGB

No estande do SGB, os visitantes podem conhecer os trabalhos de mapeamento geológico, pesquisas sobre a dinâmica costeira, além de outras ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Estarão expostos os trabalhos: 

- Mapa Potencialidade dos granulados marinhos da plataforma continental rasa da Paraíba 

- Mapa Batimétrico da Elevação do Rio Grande Central 

Informe de Recursos Minerais - Projeto de Prospecção e Exploração de Sulfetos Polimetálicos Maciços na Cordilheira Mesoatlântica, Oceano Atlântico Equatorial 

- Mapa Batimétrico do Arquipélago de São Pedro e São Paulo 

- Sistemas de paleocanais submersos na região da foz dos rios Pardo, Salobro e Jequitinhonha, plataforma continental do sul da Bahia

Mapa de caracterização da circulação oceânica superficial na margem sul brasileira 

O espaço também serve como ponto de encontro para networking entre pesquisadores, profissionais e estudantes interessados nos temas abordados pelo SGB, proporcionando um ambiente para troca de conhecimentos e discussão sobre os desafios atuais no campo da geologia.

Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA)

A Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA) é uma entidade científica sem fins lucrativos, que reúne pesquisadores do Quaternário no Brasil. Seus objetivos incluem incentivar estudos sobre o Quaternário, promover o intercâmbio com associações internacionais, aprimorar a formação de pesquisadores e realizar reuniões científicas. 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Aviso de Pauta – SGB divulga 3º Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas de 2025

Serão divulgadas as previsões dos níveis dos rios Negro, Solimões e Amazonas para o restante do período de cheia, com destaque para os municípios monitorados

14/05/2025

Aviso de Pauta — SGB participa da Agrotins 2025 e reforça presença estratégica no Tocantins

Evento reúne empresas, pesquisadores, autoridades e população para debater inovação, sustentabilidade e oportunidades no agronegócio e na mineração

12/05/2025

SBG e Ministério da Saúde firmam parceria para estudos de prospecção de água subterrânea em aldeias indígenas de Rondônia

O objetivo é identificar áreas favoráveis à prospecção de água subterrânea. Dessa forma, encontrar fontes de água capazes de atender às necessidades da população indígena do estado de Rondônia

12/05/2025