Município de São Jerônimo (RS) recebe novas réguas para medir nível do rio Jacuí

10/11/2025 às 20h38
 | Atualizado em: 10/11/2025 às 20h41
Ouvir Notícia

Serviço Geológico do Brasil instalou réguas linimétricas na cidade para monitoramento dos níveis por meio da Rede Hidrometeorológica Nacional

Foto: Márcio Pilger/SGB

São Jerônimo (RS) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) instalou, na última semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, novas réguas linimétricas na área urbana do município de São Jerônimo (RS) para monitoramento dos níveis do rio Jacuí. Essa ação é parte das atividades de campo da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) e contou com apoio da Prefeitura Municipal e da Defesa Civil do município.

Os novos lances de réguas instalados permitem a leitura do nível do rio Jacuí entre 7 e 14 metros, na cidade de São Jerônimo (RS). A instalação substitui os equipamentos danificados pela inundação de maio de 2024 e amplia a medição para alcançar o nível de 13,5 metros, registrado na grande inundação histórica de maio de 1941.

Abaixo de 7 metros já havia lances de régua instalados e em boas condições para o monitoramento do nível do rio Jacuí nesta localidade

As novas réguas foram instaladas em pontos de fácil acesso à população, próximas ao passeio urbano, permitindo que os munícipes acompanhem o comportamento do rio, entendendo a importância e contribuindo com a preservação desses equipamentos.

Foto: Márcio Pilger/SGB

Durante a ação, a equipe do SGB, formada pelo pelo pesquisador Francisco Marcuzzo e pelos técnicos Cezar Petersen, Ricardo Moreira e Juarez Marin, realizou também o levantamento e a marcação física das cotas históricas das duas maiores inundações registradas na cidade: 12,75 m, em 03/05/2024; e 13,50 m, em 06/05/1941.

O local escolhido para se fazer as marcas físicas das duas maiores inundações registradas foi um local público, na fachada do posto de saúde do centro do município, denominado Unidade de Saúde Central, localizado na Avenida Ramiro Barcelos, entre a rua General Barreto Leite e Avenida Rio Branco.

A cota registrada de 13,50 m da grande inundação de maio de 1941, presente no banco de dados da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), foi confirmada pela atual equipe de hidrologia do SGB por meio de um nivelamento da marca de cheia desta inundação, em um prédio antigo da cidade, localizado na esquina da Avenida Ramiro Barcelos com a Rua General Barreto Leite. Para isso, a equipe utilizou uma foto antiga, de 06/05/1941, mostrando o nível do rio Jacuí nesta edificação. 

Com esse trabalho de campo da hidrologia do SGB, de nivelamento das marcas de cheia das duas maiores inundações registradas em São Jerônimo (RS), se confirma que a grande inundação de 06/05/1941, com 13,50 m, ficou 75 cm acima da segunda maior inundação registrada em 03/05/2024, de 12,75 m.
 

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

COP30: SGB assina Carta de Intenções com a ANA e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França 

O documento propõe a realização de ações integradas voltadas à modernização, ampliação e aprimoramento do monitoramento hidrológico no país

10/11/2025

Mapa Hidrogeológico do Estado de Roraima contribui para gestão sustentável dos recursos hídricos

Produto, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil, faz parte do Projeto de Cartografia Hidrogeológica

10/11/2025

COP30: SGB realiza palestra sobre Inteligência Artificial aplicada à gestão das águas subterrâneas

O pesquisador do SGB Clyvihk Renna Camacho apresentou modelo desenvolvido pelo SGB em conjunto com UFRJ e NASA para o monitoramento de aquíferos

10/11/2025