Município de São Francisco supera cota de inundação ao atingir 811 cm na manhã desta sexta

17/01/2025 às 15h33
Ouvir Notícia

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o Rio São Francisco também superou a cota de inundação em Pedras de Maria da Cruz. São Romão e Carinhanha seguem em cota de alerta

Foto: Reprodução / TV Grande Rio

São Francisco (MG) – O Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) aponta, na manhã desta sexta-feira (17), que o Rio São Francisco continua acima da cota de inundação (750 cm) no município de São Francisco (MG), tendo registrado 811 cm às 6h15 de hoje. A previsão é de que o nível do rio continue subindo gradualmente ao longo do dia, podendo atingir 825 cm na noite de hoje.

Divulgação/SGB

Em Pedras de Maria da Cruz (MG), o rio alcançou 782 cm (cota de inundação), com tendência a subir ao longo do dia e da noite de hoje, podendo atingir aproximadamente 810 cm na manhã de sábado (18).

Divulgação/SGB

Nas estações de São Romão (MG) e Carinhanha (BA), o rio está em cota de alerta, com 762 cm e 608 cm, respectivamente. A tendência é subir gradualmente em ambas, ao longo do dia e da noite.
Segundo a pesquisadora do SGB Luna Gripp, “um grande volume de água está sendo escoado pelo rio São Francisco nas últimas semanas, e algumas das estações já encontram-se em situação de alerta e inundação. É importante manter de perto o monitoramento, em especial das estações mais a jusante, pois é possível que estas também apresentem elevações expressivas nos próximos dias”, destacou.

Os boletins do SGB apresentam o monitoramento e as previsões de níveis dos rios para as próximas horas, auxiliando defesas civis e órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoiando as populações afetadas por inundações.

Clique aqui para acompanhar os boletins disponíveis na plataforma SACE do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB.

Parcerias estratégicas no monitoramento

O monitoramento dos rios é realizado por estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 

O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

 

Outras Notícias

Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca

03/07/2025

SGB fortalece parcerias em visita técnica ao Ceará

Reuniões institucionais e capacitação marcam semana de integração entre SGB, SOHIDRA, FUNASA e UFC

03/07/2025

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025