Município de São Francisco supera cota de inundação ao atingir 811 cm na manhã desta sexta

17/01/2025 às 15h33
Ouvir Notícia

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o Rio São Francisco também superou a cota de inundação em Pedras de Maria da Cruz. São Romão e Carinhanha seguem em cota de alerta

Foto: Reprodução / TV Grande Rio

São Francisco (MG) – O Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) aponta, na manhã desta sexta-feira (17), que o Rio São Francisco continua acima da cota de inundação (750 cm) no município de São Francisco (MG), tendo registrado 811 cm às 6h15 de hoje. A previsão é de que o nível do rio continue subindo gradualmente ao longo do dia, podendo atingir 825 cm na noite de hoje.

Divulgação/SGB

Em Pedras de Maria da Cruz (MG), o rio alcançou 782 cm (cota de inundação), com tendência a subir ao longo do dia e da noite de hoje, podendo atingir aproximadamente 810 cm na manhã de sábado (18).

Divulgação/SGB

Nas estações de São Romão (MG) e Carinhanha (BA), o rio está em cota de alerta, com 762 cm e 608 cm, respectivamente. A tendência é subir gradualmente em ambas, ao longo do dia e da noite.
Segundo a pesquisadora do SGB Luna Gripp, “um grande volume de água está sendo escoado pelo rio São Francisco nas últimas semanas, e algumas das estações já encontram-se em situação de alerta e inundação. É importante manter de perto o monitoramento, em especial das estações mais a jusante, pois é possível que estas também apresentem elevações expressivas nos próximos dias”, destacou.

Os boletins do SGB apresentam o monitoramento e as previsões de níveis dos rios para as próximas horas, auxiliando defesas civis e órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoiando as populações afetadas por inundações.

Clique aqui para acompanhar os boletins disponíveis na plataforma SACE do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB.

Parcerias estratégicas no monitoramento

O monitoramento dos rios é realizado por estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 

O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

 

Outras Notícias

SIAGAS: sistema reúne base nacional de dados sobre águas subterrâneas

O SGB disponibiliza gratuitamente informações atualizadas sobre poços e recursos hídricos subterrâneos em todo o país

05/02/2026

Mais de 1,4 mil pessoas vivem em áreas de risco em Caruaru (PE)

Mapeamento do Serviço Geológico do Brasil identificou oito áreas de risco associadas a inundação, deslizamentos e queda de blocos

05/02/2026

Pesquisa identifica potencial para aproveitamento de cobalto no Brasil a partir da biolixiviação

Projeto do Serviço Geológico do Brasil em parceria com a Agência Alemã de Recursos Minerais aponta alternativas de processamento mineral com menor impacto ambiental

05/02/2026