Minas Gerais: Informe de Recursos Minerais atualiza conhecimento geológico da região

11/08/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Relatório do Serviço Geológico do Brasil abrange a descrição de oito províncias principais, mais de 50 distritos e centenas de depósitos e ocorrências minerais



O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), apresenta o Informe de Recursos Minerais do Estado de Minas Gerais, que abrange a descrição de oito províncias principais, mais de 50 distritos e centenas de depósitos e ocorrências minerais.
A pesquisa aponta que, em 2021, o estado mineiro arrecadou R$ 4,6 bilhões em Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), o que corresponde a 44,7% do montante nacional. A exploração de minério de ferro corresponde a cerca de 94% desse montante, com destaque para a região do Quadrilátero Ferrífero. Já o ouro é a segunda substância mais importante no estado, em relação à arrecadação da CFEM, com 4,8%, totalizando mais de R$ 87 milhões.
Minas destaca-se também pelo seu vasto potencial geoeconômico, que é evidenciado por uma ampla variedade de depósitos de relevância nacional e mundial, que incluem elementos estratégicos, como: nióbio, ferro, lítio, grafita, níquel, alumínio, zinco e chumbo.
O relatório engloba ainda os depósitos metálicos e não metálicos, que incluem materiais para construção civil, minerais industriais, agrominerais, gemas, água mineral, de mesa e termal, além de um panorama atualizado sobre o setor de rochas ornamentais.
Para a elaboração desse estudo, foi realizada uma extensiva pesquisa bibliográfica e cartográfica, que incluiu a consulta de dez mil registros de recursos minerais constantes do banco de dados de recursos minerais do Serviço Geológico do Brasil, nos sites do GeoSGB ou Repositório Institucional de Geociências (RIGeo).
O Informe de Recursos Minerais do Estado de Minas Gerais faz parte da ação “Levantamentos Geológicos e Integração Geológica Regional”, do Ministério de Minas e Energia, vinculado ao Programa Geologia, Mineração e Transformação Mineral.
A partir dessa entrega, o SGB dá continuidade à política governamental de atualizar o conhecimento geológico do país, através dos levantamentos geológicos básicos, geoquímicos e geofísicos.
Mais informações sobre o Informe de Recursos Minerais do Estado de Minas Gerais podem ser acessadas aqui.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Informe de Recursos Minerais do Estado de Minas Gerais está alinhado a quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles:
• ODS 7: Energia limpa e acessível;
• ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico;
• ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura;
• ODS 12: Consumo e produção responsáveis.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil

Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025

01/05/2025

Serviço Geológico do Brasil aponta que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grande probabilidade de alcançar a cota de inundação severa em 2025

2º Alerta de Cheias do Amazonas traz previsões atualizadas sobre níveis dos rios e clima, apoiando o planejamento de ações para o período

30/04/2025

Cartas de suscetibilidade orientam planejamento urbano em São José de Mipibu (RN)

Documentos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil apontam baixo risco de deslizamentos e alertam para áreas com alta suscetibilidade a inundações

30/04/2025