MCTer recebe Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ) para Encontro de Socialização de Práticas do Projeto Museu em Movimento
MCTer recebe Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ) para Encontro de Socialização de Práticas do Projeto Museu em Movimento
O grupo se reuniu nesta terça-feira (11) para apresentar os resultados da parceria que levou o Museu para 11 Unidades Escolares durante o ano de 2025
Rio de Janeiro (RJ) - A equipe do Núcleo de Educação do Museu de Ciências da Terra do Serviço Geológico do Brasil (MCTer/SGB) recebeu, na terça-feira (11), os profissionais da Coordenadoria da Primeira Infância da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) para o Encontro de Socialização de Práticas do Projeto Museu em Movimento. O evento reuniu professores, coordenadores e demais funcionários das Unidades Regionais de Educação com o objetivo de apresentar os resultados da parceria entre as instituições ao longo de 2025.
Neste ano, foram atendidas mais de 2 mil crianças, nas onze Unidades Escolares, dentro do planejamento de uma grade curricular estruturada em conjunto com a SME. São atividades educativas, que levaram o conhecimento geocientífico para alunos de até 5 anos do ensino público do município do Rio.
O projeto existe desde 2018 e o sucesso da parceria foi destacado pelo coordenador da Primeira Infância, professor Marcelo Fernandes, na abertura do evento: “Antes o projeto só acontecia em uma Coordenadoria Regional de Educação (CRE), mas, este ano, alcançamos todas as onze regiões do município e é nosso desejo que se expanda cada vez mais”.
Os resultados do trabalho também foram celebrados pela professora Luciana Rocha, gerente da Gerência de Intersetorialidade (GIN/SME-RJ): “Temos uma grande expectativa de ampliação do projeto para mais escolas, pois, levando o Museu para as crianças estamos, na verdade, aproximando o conhecimento também dos professores, pais e de toda a comunidade do entorno, mobilizando todo o território”.
Para o pesquisador em geociências e coordenador do Núcleo de Educação do MCTer, Tomas Lisboa, a parceria é uma oportunidade de aproximar o Museu e a geologia da população, influenciando positivamente na formação das crianças, por meio da curiosidade e interesse pelo tema, que, segundo ele, são os principais componentes de sucesso desse trabalho: “É fascinante ver o encantamento das crianças pela geologia e uma felicidade poder levar esse universo de conhecimento para elas, pais, professores e demais profissionais das escolas. Acredito que estamos ampliando horizontes e, quem sabe, incentivando futuros geólogos e paleontólogos”.
O evento contou também com a participação da coordenadora-geral do MCTer, Célia Corsino, que enfatizou a importância do papel do museu na educação básica: “Pensar o futuro do planeta é também papel do museu e o nosso Programa Educativo é dedicado a isso, falar da história da Terra pra pensar o futuro dela”.
Apesar de fechado para visitação durante as obras de revitalização, o MCTer mantém seu trabalho de forma itinerante, por meio do Programa Museu em Movimento, levando atividades diversas, como oficinas e palestras, para a sociedade e preservando o compromisso de seguir disseminando o conhecimento geocientífico, a exemplo da parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br