MCTer realiza debates com representantes da comunidade local para apresentar projeto de revitalização
MCTer realiza debates com representantes da comunidade local para apresentar projeto de revitalização
Ações buscaram promover o diálogo, a transparência e o engajamento com os representantes das associações e moradores da Urca
Rio de Janeiro (RJ) – O Museu de Ciências da Terra (MCTer), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), promoveu no último dia 16 de setembro um café da manhã no salão showroom da instituição. O encontro teve como objetivo apresentar à comunidade do entorno o projeto de revitalização do museu, cuja obra tem início previsto para dezembro de 2025.
Participaram da agenda a coordenadora-Geral do MCTer, Célia Maria Corsino; a coordenadora de Administração e Logística, Nathalia Roitberg e a assessora da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica do SGB, Denise Pimentel de Assis; além de membros da equipe técnica do museu. O encontro contou também com a participação de representantes de associações locais, como Renova Urca, Associação de Moradores das Vilas Vista Alegre (Amovila), Associação dos Moradores da Urca (Amour) e Associação de Moradores da Rua Lauro Muller (Alma).
No contexto do Plano de Ação de Comunicação sobre a revitalização do Museu de Ciências da Terra (MCTer), o projeto foi apresentado, no dia 3 de outubro, aos conselheiros do Conselho do Monumento Natural (MoNa) dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. O colegiado é composto por representantes de diversas instituições, entre elas: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar (CCAPA), o Riotur, o Exército Brasileiro, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro e o Instituto Benjamin Constant.
O MCTer é representado no Consemona por duas conselheiras: Célia Corsino, como titular, e Nathalia Roitberg, como suplente.
Revitalização do MCTer
Com investimento de R$86.464.127,97, a reforma do Museu de Ciências da Terra (MCTer) irá ampliar sua área total de 2,4 mil m² para 15 mil m² de área dedicada às atividades museais. O projeto inclui a construção de novos espaços expositivos, laboratórios de pesquisa, centros de documentação e acervo, posicionando o MCTer como um polo de referência nacional em geociências e museologia no Brasil. A iniciativa integra o Centro Científico e Cultural da Urca, um dos maiores projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) em geociências do país. A obra será financiada pela Petrobras.
Ana Lúcia Ferreira
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br