Maricá (RJ) recebe nova etapa do projeto Dinâmica Costeira

25/02/2025 às 16h42
Ouvir Notícia

Iniciativa estuda as condições naturais das praias e as transformações da costa

Divulgação/SGB

Maricá (RJ) - Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizaram a segunda fase de campo do projeto Dinâmica Costeira na cidade de Maricá (RJ). As atividades, voltadas para o monitoramento e preservação do litoral, começaram no dia 17 e encerraram 21 de fevereiro.

Considerando as mudanças climáticas, o estudo envolve uma série de levantamentos com a utilização de drones, coleta de materiais e análises laboratoriais ao longo de dois anos, permitindo a comparação da dinâmica das praias em diferentes estações do ano. Com isso, é possível identificar os períodos nos quais as praias perdem e ganham areia, suas causas e onde estão localizadas as áreas mais vulneráveis.

“Com esse trabalho, o município terá um diagnóstico sobre as taxas de erosão e avanço da praia em direção ao mar, quais setores são mais críticos e possíveis causas. Assim, a prefeitura poderá gerir de forma adequada e embasada as questões relacionadas aos usos e ocupações do município", ressalta o coordenador do projeto, Marcelo Jorge.

A tecnologia tem papel fundamental na análise do litoral. O uso de drones permite obter modelos de terreno com alta resolução de forma ágil. Além disso, os drones utilizam sensores com tecnologia que empregam feixes de laser para mapear áreas submersas em águas rasas, fornecendo imagens detalhadas da área.

“O mais importante é que esse tipo de monitoramento ultrapassa o nível local, uma vez que gera conhecimento técnico-científico que pode ser aplicado a outros municípios costeiros brasileiros que enfrentam desafios semelhantes”, afirma o pesquisador em campo, Alberto Lacerda.

Nicole Costa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Rio Negro inicia vazante em Manaus, mas níveis seguem altos para o período

Novo boletim de monitoramento divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil indica que o rio chegou a 28,89 m, nesta terça-feira (15)

15/07/2025

Ouro no Sertão: Pernambuco revela potencial inexplorado

Novo mapa geológico aponta áreas promissoras para a mineração no distrito Serrita-Salgueiro

15/07/2025

SGB leva geociências às escolas de Santa Catarina com atividades lúdicas e práticas ambientais

Parceria entre o SGBeduca, o PEA e secretarias municipais de educação mobiliza cerca de 400 alunos em Siderópolis e Treviso

15/07/2025