Mapa de Favorabilidade destaca regiões estratégicas para a mineração de grafita

17/03/2025 às 19h08
Ouvir Notícia

Ferramenta ajuda empresas e pesquisadores a direcionar esforços para áreas com maior potencial de descoberta

Divulgação/SGB

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou recentemente o "Mapa de Favorabilidade para Grafita: Província Grafítica Bahia-Minas”. No estudo, foram identificadas quatro minas ativas, 14 pontos de ocorrência de grafita e 114 pontos de indícios do mineral. Esse trabalho faz parte da "Ação Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil".

O mapa revelou faixas de maior favorabilidade no domínio das rochas do Complexo Jequitinhonha, além de abranger regiões já conhecidas pela produção de grafita, como as minas da Nacional de Grafite, Grafite do Brasil e Graphcoa.

O trabalho foi elaborado com base em uma abordagem multiescalar e multitemporal, destacando processos geológicos fundamentais para a formação e preservação dos depósitos de grafita ao longo do tempo. 

Os mapas de favorabilidade são ferramentas estratégicas na exploração mineral. Eles ajudam empresas e pesquisadores a direcionar seus esforços para áreas com maior potencial de descoberta, otimizando recursos e impulsionando novas pesquisas. Além disso, fornece subsídios para o desenvolvimento sustentável do setor.

Acesse aqui o mapeamento. 

Saiba mais sobre a grafita

A grafita é um mineral de carbono cristalino com alta condutividade térmica e elétrica, lubrificação natural e resistência ao calor e à corrosão, tornando-se essencial em diversas indústrias. Na eletrônica, é um componente-chave das baterias de íon-lítio usadas em carros elétricos, celulares e laptops, além de ser aplicada em supercapacitores e dispositivos de armazenamento de energia.

Na siderurgia, é usada na produção de eletrodos para fornos a arco elétrico e em cadinhos para fundição de metais. Também está presente na fabricação de lápis, lubrificantes, graxas industriais e como aditivo em plásticos e borrachas para melhorar resistência e condutividade.

No setor aeroespacial, compõe materiais para naves e aeronaves devido à leveza e resistência térmica, além de ser usada em escudos térmicos e peças de reatores nucleares. Na construção civil, integra tintas condutivas, revestimentos anticorrosivos e isolantes térmicos e acústicos.

A grafita também é a matéria-prima do grafeno, material inovador com aplicações promissoras na eletrônica, biomedicina e telecomunicações. O papel estratégico do minério cresce com o avanço da mobilidade elétrica e da transição energética global.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB confirma início de todos os projetos de PDI para construção do Centro Científico e Cultural da Urca

O diretor-presidente Inácio Melo anunciou, nesta sexta-feira (1º), que a Petrobras realizou o depósito da primeira parcela para execução do projeto de construção da Litoteca Urca

01/08/2025

Serviço Geológico do Brasil retoma levantamentos aerogeofísicos no país após uma década

O primeiro contrato foi assinado nesta quarta-feira (30), para aquisição de dados no estado do Tocantins

31/07/2025

Serviço Geológico do Brasil propõe novos limites para províncias e distritos auríferos no Brasil

Iniciativa supre uma lacuna histórica e busca padronizar uma nomenclatura para facilitar a comparação entre estudos, agilizar processos de licenciamento e aprimorar iniciativas de monitoramento e rastreabilidade

29/07/2025