Manaus: Rio Negro tem subida média diária de 20 cm e alcança 19,57 m

07/01/2025 às 19h43
Ouvir Notícia

Conforme o Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil, Bacia do Rio Solimões segue com elevações, tendo níveis próximos da faixa da normalidade

Foto: Divulgação/SGB

Manaus (AM) – Em Manaus, no Amazonas, o Rio Negro atingiu 19,57 m e está em processo de enchente, subindo uma média diária de 20 cm. Com isso, já apresenta níveis dentro do esperado para a época, conforme informações do 1º Boletim de Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgado nesta terça-feira (7).

Além disso, o Rio Negro continua registrando elevações nas estações de Tapuruquara e Barcelos, onde os níveis são considerados normais para o período. Segundo o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB de Manaus, Andre Martinelli, a Bacia do Rio Negro tem respondido positivamente ao período chuvoso e manterá essa tendência no mês de janeiro.

O Rio Branco apontou pequenas subidas em Boa Vista e estabilidade em Caracaraí. Em contrapartida, o Rio Madeira voltou a descer em Porto Velho e Humaitá, com níveis no intervalo inferior da normalidade para um período de enchente.

Já o Rio Solimões continua registrando elevações, mas com menor intensidade na região a montante, subindo uma média diária de 7 cm em Tabatinga e 10 cm em Fonte Boa. Na parte média da bacia, apresenta elevações diárias da ordem de 15 cm em Itapéua e 19 cm em Manacapuru, onde os níveis estão próximos da faixa da normalidade.

Os postos de monitoramento do rio Amazonas também estão em processo de enchente, contudo os níveis apresentam valores um pouco abaixo da normalidade para a época. Na última semana, o Amazonas apontou subidas médias diárias de 17 cm em Itacoatiara e de 12 cm em Parintins e Óbidos.

Os dados atualizados sobre os rios da Bacia do Rio Amazonas podem ser conferidos aqui

Parceria 

O monitoramento dos rios é feito a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 

O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. 

As informações estão disponíveis na plataforma SACE.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Uma aventura nas alturas: conheça curiosidades e desafios do Pico da Neblina

Geólogo do SGB Gilmar Honorato compartilhou histórias e momentos marcantes da expedição

17/01/2025

Município de São Francisco supera cota de inundação ao atingir 811 cm na manhã desta sexta

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o Rio São Francisco também superou a cota de inundação em Pedras de Maria da Cruz. São Romão e Carinhanha seguem em cota de alerta

17/01/2025

Estudo Geoeconômico do Ceará destaca oportunidades no setor mineral

Informações servem tanto para a formulação de políticas públicas quanto para orientar investimentos privados

17/01/2025