Intercâmbio técnico com China e Rússia fortalece prevenção a desastres no Brasil
Funcionalidades do Sistema
Intercâmbio técnico com China e Rússia fortalece prevenção a desastres no Brasil
19/06/2023 às 00h00
| Atualizado em: 01/03/2024

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) tem estreitado laços com especialistas chineses e russos para compartilhar experiências e aperfeiçoar a gestão de riscos no território nacional, de modo a otimizar as ações e contribuir para salvar vidas. Entre os dias 1º e 15 deste mês, pesquisadores em geociências do Departamento de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) do SGB fizeram parte da delegação brasileira que visitou a China para participar de atividades técnicas. Essa é a primeira viagem ao país do leste asiático no âmbito do projeto: Aprimoramento do Gerenciamento do Risco de Deslizamentos e Fluxo de Detritos em Regiões Serranas – Análise Comparativa das Metodologias de Mapeamento de Movimentos de Massa na China, Rússia e Brasil – IRMMA. Durante a missão, os brasileiros acompanharam visita técnica à Universidade de Southwest Jiaotong, a centros técnicos e ao Serviço Geológico da China. Além disso, conheceram o memorial de Beichuan Old County; região atingida por terremoto, que teve áreas consideradas inabitáveis devido ao grau de vulnerabilidade. De acordo com Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP) do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) da DHT, a missão à China foi uma oportunidade importante para fortalecer a relação com outros países. “A iniciativa visa a troca de experiências sobre as metodologias que os três países utilizam para mapeamento e prevenção de desastres, principalmente no que se refere aos movimentos de massa (deslizamentos de terra)”, destacou Antonelli.
Prevenção de desastres
O conhecimento técnico poderá ser aplicado no aperfeiçoamento metodológico das Cartografias de Risco, Cartas de Suscetibilidade, Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização, Cartas de Perigo e Avaliações Geotécnicas em Atrativos Geoturísticos. Os programas de prevenção a desastres, de abrangência nacional, são desenvolvidos em conformidade com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608, de 2012). Essas são iniciativas fundamentais para a prevenção e mitigação de desastres de cunho geológico e hidrológico. Compartilhamento de experiência entre os serviços geológicos
Os pesquisadores do SGB compartilharam as experiências durante visita ao Serviço Geológico da China. Na ocasião, apresentaram programas e metodologias desenvolvidas. Esse foi mais um passo para fortalecer os vínculos com a instituição, com vistas a realizar parcerias técnicas na área de gestão de riscos e prevenção de desastres.

Atualmente, o SGB é referência nacional e internacional nesses temas, o que estimula instituições do Brasil e do mundo a celebrarem acordos técnicos. Em agosto, pesquisadores chineses e russos que participam do projeto visitarão o Brasil para conhecer nossas melhores práticas e tecnologias.
Delegação brasileira
Além de pesquisadores do SGB, o grupo foi composto por representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), da prefeitura do Rio de Janeiro, e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Nessa viagem, representaram o SGB o chefe do DEGET, Diogo Rodrigues; o chefe da DIGEAP, Tiago Antonelli; e os pesquisadores em geociências Natália Dias Lopes (superintendência de Belo Horizonte) e Ivan Bispo de Oliveira Filho (escritório do SGB no Rio de Janeiro).

IRMMA
O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em edital da rede de cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), da qual o SGB faz parte, representado pelo pesquisador Tiago Antonelli.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC
Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca
03/07/2025