Homenagem a Diogenes de Almeida Campos: paleontólogo do SGB dá nome a nova espécie de Pterossauro

26/03/2025 às 16h43
 | Atualizado em: 26/03/2025 às 16h46
Ouvir Notícia

O Darwinopterus camposi celebra a parceria científica entre Brasil e China e reconhece o legado de Campos na paleontologia mundial


Rio de Janeiro (RJ) - Em uma demonstração de reconhecimento internacional, pesquisadores chineses e brasileiros homenagearam o renomado paleontólogo e curador- chefe do acervo do Museu de Ciências da Terra (MCTer) do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Diogenes de Almeida Campos, dando seu nome a uma nova espécie de pterossauro descoberta recentemente. O anúncio foi feito na Universidade de Jilin, em Changchun, na China, destacando a importância da colaboração científica entre os dois países.

Maurilio Oliveira
A nova espécie, batizada de Darwinopterus camposi, pertence ao raro grupo dos Wukongopteridae, répteis alados que figuram entre os primeiros vertebrados a desenvolver voo ativo, dominando os céus durante a Era Mesozóica. O exemplar descrito é um esqueleto completo, com envergadura alar de 75 centímetros, encontrado em rochas datadas de aproximadamente 165 milhões de anos na China.
Divulgação/MCTer

Para Diogenes, a homenagem teve um significado especial. "Estou muito contente, pois, além desse presente que meus colegas pesquisadores chineses e brasileiros me deram, também associaram meu nome a Darwin — Charles Darwin foi um geólogo e biólogo britânico que contribuiu para a evolução das ciências biológicas", ressalta o paleontólogo.

Vale destacar que não é a primeira vez que o pesquisador do MCTer é homenageado com o nome de um pterossauro. Em 2022, os chineses deram seu sobrenome ao Lingyuanopterus camposi, um pterossauro istiodactilídeo.

Legado


A parceria científica entre Brasil e China teve início há mais de duas décadas, com uma missão liderada por Diogenes Campos e Alexander Kellner, do Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2004 ao Institute for Vertebrate Paleontology and Paleoanthropology da Academia Chinesa de Ciências, em Beijing. Desde então, cientistas e estudantes de ambos os países têm trocado experiências, realizado pesquisas conjuntas e participado de atividades de campo, resultando em publicações de destaque em revistas científicas renomadas, como Science, Nature, PNAS e Current Biology.

Diogenes de Almeida Campos é reconhecido mundialmente por seu trabalho pioneiro na paleontologia brasileira e seu esforço contínuo para fortalecer laços acadêmicos e científicos internacionais. A nomeação do Darwinopterus camposi como símbolo dessa parceria reforça o impacto duradouro de sua trajetória no campo das ciências naturais.

Rafael Costa 
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Nível do Rio Acre está em processo de descida 

Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que cota já baixou e chegou em 15,30 m

30/12/2025

Número de pessoas em áreas de risco quadruplica em Cabedelo (PB) 

Serviço Geológico do Brasil identificou 1,7 mil pessoas em nove áreas de risco alto no município, associadas aos processos inundação e erosão

30/12/2025

Nível do Rio Acre se aproxima de 15,40 m em Rio Branco (AC)

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o ritmo de subida está mais lento

29/12/2025