Estudos do Serviço Geológico do Brasil no Piauí impulsionam produção mineral e desenvolvimento do estado
Funcionalidades do Sistema
Estudos do Serviço Geológico do Brasil no Piauí impulsionam produção mineral e desenvolvimento do estado
16/08/2023 às 00h00
| Atualizado em: 01/03/2024

Prevenção de desastres
A atuação do SGB é também essencial para prevenção de desastres e ordenamento territorial. No estado do Piauí, já foram realizados mapeamentos para identificação de áreas de risco geológico em 48 municípios. O SGB já entregou Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação a quatro cidades: Barras, Campo Maior, Esperantina e Teresina. Na capital, também foi elaborada a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização Frente a Desastres Naturais. Além disso, o SGB realizou Avaliação Geotécnica dos Cânions do Rio Poti, no município de Buriti dos Montes, a Avaliação Geotécnica dos Atrativos Geoturísticos da Serra da Capivara. O objetivo é registrar e caracterizar as principais áreas suscetíveis a processos geológicos que possam oferecer riscos à segurança de turistas. Outro importante instrumento é o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba (SAH Parnaíba). Os municípios de Floriano, Luzilândia, Teresina, Esperantina e Barras são atendidos com boletins técnicos sobre os níveis dos rios nas estações monitoradas, bem como previsões de atingimentos de níveis críticos. Com as informações, é possível subsidiar a tomada de decisões para prevenir ou mitigar os impactos relacionados às cheias ou estiagens.
Gestão dos recursos hídricos
A Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) e a Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS) são instrumentos importantes para a gestão de recursos hídricos. Por meio da RHN, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), é possível monitorar dados sobre quantidade e qualidade das águas superficiais. A RIMAS permite ter dados sobre a quantidade e qualidade das águas dos aquíferos do estado. No Piauí, são 20 poços monitorados pelo SGB.
Aterros sanitários
Para contribuir com a melhoria das condições sanitárias e ambientais no estado, o SGB desenvolveu estudos para identificar áreas favoráveis à implantação de aterros sanitários nos municípios de União, Lagoa Alegre, Santa Cruz dos Milagres, São Miguel do Tapuio e Socorro do Piauí. A iniciativa promove o bem-estar da população e auxilia no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões até 2024.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br