Estudo gera informações para expansão urbana segura do município de Rio Branco do Sul (PR)

01/04/2024 às 21h04
 | Atualizado em: 24/05/2024
Ouvir Notícia
Documento é estratégico para crescimento de Rio Branco do Sul (PR) (Foto: Divulgação)

Documento é estratégico para crescimento de Rio Branco do Sul (PR) (Foto: Divulgação)

O município de Rio Branco do Sul, no Paraná, dispõe de um novo estudo, com dados técnicos que poderão subsidiar um crescimento urbano seguro. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização, que traz informações sobre as características dos terrenos indicados, como área de expansão, aptidões e recomendações para a ocupação.

Esse documento é considerado estratégico para as cidades se expandirem, com o mínimo impacto possível e com o maior nível de segurança para a população. A publicação está disponível aqui.

De acordo com o estudo, em torno de 60% da área sugerida como de expansão é classificada como de baixa aptidão. “A geologia da região impõe limitações à ocupação, devido à presença de rochas carbonáticas, que têm alta suscetibilidade à formação de dolinas e cavernas. Esse problema já é de conhecimento do município, e a carta geotécnica indica as unidades geotécnicas sujeitas a esses fenômenos”, explica o pesquisador do SGB Douglas Cabral, coordenador técnico das Cartas Geotécnicas. Cabral destaca que, diante desse cenário, a expansão urbana requer cautela.

A porção de área classificada como de alta aptidão à urbanização não ultrapassou 15%, “mas ainda sugere-se aos munícipes, regiões a serem ocupadas de forma mais segura e menos onerosa, tanto ao poder público quanto à iniciativa privada”, esclareceu o pesquisador.

Na Carta, há recomendações de medidas que podem ser adotadas para melhor ocupação de cada tipo de unidade geotécnica – em especial das áreas com baixa aptidão, como é o caso daquelas sujeitas à presença de cavernas em Rio Branco do Sul. O SGB indica necessidade de estudos detalhados de subsuperfícies, como geofísica, dentre outros.

“Todas as informações presentes na Carta, de forma conjunta, dão aos municípios condições de gerir novas ocupações e proporcionar aumento da área urbana, de maneira mais segura. Evitando, assim, problemas futuros com novas áreas de risco geológico e otimizando a ocupação, com menor custo e maior benefício à população”, enfatiza o pesquisador do SGB.

As Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização são documentos previstos no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Desde 2017, o SGB já elaborou cartas para 20 municípios.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil

Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025

01/05/2025

Serviço Geológico do Brasil aponta que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grande probabilidade de alcançar a cota de inundação severa em 2025

2º Alerta de Cheias do Amazonas traz previsões atualizadas sobre níveis dos rios e clima, apoiando o planejamento de ações para o período

30/04/2025

Cartas de suscetibilidade orientam planejamento urbano em São José de Mipibu (RN)

Documentos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil apontam baixo risco de deslizamentos e alertam para áreas com alta suscetibilidade a inundações

30/04/2025