Estudo destaca o potencial das rochas calcárias na Bahia

27/02/2025 às 18h14
Ouvir Notícia

 

O trabalho identificou 50 ocorrências de calcário calcítico de alta pureza, com potencial para aplicação em diversas indústrias, como papel, plástico, tintas, alimentos, entre outras

Divulgaçã/SGB

Salvador (BA) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) identificou 50 ocorrências de calcário calcítico de alta pureza na região oeste e centro-norte da Bahia. Os resultados são apresentados no estudo “Calcários da Bahia: Faixas Iraquara-Irecê/Iramaia-Utinga e Bambuí”, vinculado ao Programa Mineração Segura e Sustentável e à ação Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil.

As pesquisas foram realizadas em três faixas, sendo que o maior número de ocorrências está na Bambuí, com 38 registros. Essa faixa integra o Grupo Bambuí e está localizada na região oeste da Bahia, na área agrícola de MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Na faixa Iraquara-Irecê, foram encontradas 10 ocorrências, enquanto a de Iramaia-Utinga registrou duas. As faixas fazem parte da Formação Salitre, na região centro-norte.

Os resultados destacam o potencial econômico das rochas calcárias da Bahia e podem subsidiar o planejamento de iniciativas públicas e privadas no setor mineral, atraindo investimentos e contribuindo para geração de empregos. Além disso, fortalecem o setor agrícola e apoiam a gestão territorial e ambiental.

O Projeto Calcários da Bahia é realizado desde 2021 e tem gerado dados que apoiam o desenvolvimento sustentável do estado. A publicação do estudo e dos dados em formato digital, incluindo dados geoquímicos e um dashboard interativo, oferece informações para pesquisadores, empresas e gestores públicos. Os resultados estão disponíveis no Sistema de Informações Geográficas (SIG) do SGB e podem ser acessados no portal GeoSGB.

Aplicações do calcário

Entre outras ações, foram realizadas análises petroquímicas em 231 amostras, que confirmaram a vocação das rochas calcárias dessas faixas para a produção de cimento Portland e corretivo de solo. Além disso, foi identificada a presença de calcários de alta pureza, com potencial para aplicação em diversas indústrias, como papel, plástico, tintas, alimentos, produtos farmacêuticos, cerâmica, borracha e alimentação animal.

Dentre outros aspectos, o trabalho apresenta de forma inédita, levantamentos exploratórios em escala regional para caracterização petrográfica e química dos calcários com foco no uso industrial. 

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 


 

Outras Notícias

Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca

03/07/2025

SGB fortalece parcerias em visita técnica ao Ceará

Reuniões institucionais e capacitação marcam semana de integração entre SGB, SOHIDRA, FUNASA e UFC

03/07/2025

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025