Especialistas do Serviço Geológico do Brasil irão mapear áreas de risco em Maceió (AL)
Especialistas do Serviço Geológico do Brasil irão mapear áreas de risco em Maceió (AL)
Plano Municipal de Redução de Riscos é lançado para apoiar prevenção de desastres
Maceió (AL) – Começou a ser elaborado o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Maceió (AL), uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid) e com apoio da Defesa Civil do município. As reuniões iniciais para apresentação do projeto à prefeitura e à comunidade foram realizadas nesta semana. O trabalho de campo para mapeamento das áreas de risco terá início na próxima segunda-feira (11).
“Esse é um trabalho que já realizamos em outro cinco municípios e, agora, atenderemos Maceió com a nossa expertise técnica. Vamos identificar e caracterizar as áreas de risco, ajudando a cidade a implementar ações para prevenir desastres. O envolvimento das defesas civis e da comunidade será fundamental nesse processo, pois são eles que vivenciam o dia a dia do território e podem apontar as áreas mais suscetíveis a desastres”, afirmou o chefe da Divisão de Geologia Aplicada do Departamento de Gestão Territorial do SGB, Tiago Antonelli.
O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, enfatizou que o diagnóstico será essencial para o planejamento urbano, contribuindo com a segurança à população. Segundo ele, a estimativa é que cerca de 200 mil pessoas vivam em áreas de risco na cidade. “Estamos fazendo a atualização do nosso Plano Diretor e Plano Municipal de Redução de Riscos, que é de 2007. É muito importante ter a participação do SGB, um órgão de excelencia técnica. Em um cenário de aceleração das mudanças climáticas, um trabalho qualificado como esse, em parceria com o SGB e a SNP, traz benefícios e esperança para a população”, afirmou.
Lançamento do PMRR em Maceió
O lançamento oficial do PMRR ocorreu, na quarta-feira (6), na sede da Prefeitura de Maceió. No discurso de abertura, o vice-prefeito de Maceió e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Rodrigo Cunha, destacou: “Cada obra estruturante realizada nas áreas de risco vai muito além da intervenção, é proteção, dignidade e tranquilidade para as famílias”.
A representante da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Daniela Buosi, ressaltou que o PMRR é fundamental para orientar a destinação de recursos que garantam mais segurança aos municípios: “Essas políticas públicas são importantes para que a gente consiga investir os recursos onde mais precisa. Essa integração entre município, estado e governo federal é fundamental para dar suporte às ações, com o objetivo de levar qualidade de vida para a população”.
Além da solenidade de lançamento do plano, a programação incluiu reuniões com a comunidade, lideranças locais e visitas a escolas públicas ao longo da semana. As atividades tiveram foco na conscientização sobre os riscos geológicos e na importância do engajamento popular. As apresentações foram educativas, com o objetivo de informar sobre os riscos e incentivar a participação da população, essencial para apoiar os pesquisadores durante os trabalhos de campo.
Também participaram do lançamento representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual (MPE), além de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil Estadual, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, de secretarias municipais e da sociedade civil.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Serviço Geológico do Brasil avança com projeto que determina a “assinatura” do ouro
Publicados os primeiros resultados das pesquisas do Projeto Ouro Brasil, iniciativa que busca ampliar o conhecimento sobre a assinatura química do ouro no país e contribuir para o entendimento metalogenético das principais províncias e distritos auríferos do país.