Encontro debate proteção de nascentes do rio Uraim, no Pará

22/08/2022 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
< >

O Pesquisador em Geociências e Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da SUREG-BE, Homero Reis de Melo Junior, participou, no último dia 17 de agosto, do 1º Encontro de Proteção de Nascentes do Rio Uraim, que aconteceu no município de Paragominas, localizado na região nordeste do Estado do Pará.
Na ocasião, o pesquisador proferiu a palestra “O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) no município de Paragominas – A Rede Hidrometeorológica Nacional e os Estudos Aplicados no Rio Uraim”, na qual destacou as estações da RHN nos limites de Paragominas e a série histórica de 30 anos que foram utilizados para apontar o equilíbrio hidrológico regional; além de demonstrar os resultados dos levantamentos batimétricos desenvolvidos ao longo do canal do rio Uraim, principal fonte de abastecimento público municipal.
<< Asscom/roxoma.png |>>

De acordo com o pesquisador, os dados apresentados foram primordiais para que o Serviço Geológico do Brasil apontasse os problemas de assoreamento identificados no rio Uraim, mas também para indicar soluções de curto, médio e longo prazo para a questão.
<< Asscom/preuni.jpg |>>

Na oportunidade, o geólogo também integrou uma mesa redonda que debateu o tema com representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Instituto Francês de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) e representantes do Agronegócio Local. Com informações da Gehite-BE

Outras Notícias

Concurso público: Serviço Geológico do Brasil abrirá mais de 100 vagas para diversas áreas

A banca escolhida é a Fundação Getúlio Vargas e o edital está em fase final de elaboração

18/07/2025

Serviço Geológico do Brasil gerou lucro social de R$ 6,4 bilhões em 2024

4ª edição do Balanço Social do SGB evidencia principais entregas da instituição e impactos para a sociedade

18/07/2025

SGB destaca importância do Sistema de Alerta Hidrológico em audiência na Câmara dos Deputados

Plataforma foi apresentada durante sessão que debateu a retomada das atividades no Rio Grande do Sul e as enchentes de 2025

17/07/2025