Diálogos entre Brasil e Coreia do Sul visam acordo de cooperação sobre minerais para a transição energética
Diálogos entre Brasil e Coreia do Sul visam acordo de cooperação sobre minerais para a transição energética
Encontro abordou potencialidades geológicas brasileiras e aspectos ambientais, sociais e de governança
São Paulo (SP) - Especialistas do Serviço Geológico do Brasil (SGB) participaram do evento "Bridging Korea and Brazil: Sustainable Mining and Investment Insights", realizado em São Paulo, na terça-feira (12). O seminário focou em futuras cooperações entre Brasil e Coreia do Sul, abordando especialmente as demandas coreanas por minerais críticos e estratégicos para a transição energética nos próximos anos.
De acordo com Alex Kwon, vice-diretor executivo da Korea Mine Rehabilitation and Mineral Resources Corp. (Komir), o Brasil possui um enorme potencial em recursos minerais: “Estou ansioso para ouvir boas notícias através das nossas corporações”, afirmou.
Durante o encontro, foram discutidas as necessidades da Coreia em relação aos minerais críticos e as potencialidades geológicas do Brasil, apresentadas pela chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB, Maisa Abram, com foco em demonstrar o potencial brasileiro para substâncias críticas como lítio, níquel, elementos terras raras, cobre, grafita e urânio.
Segundo ela: “Foi demonstrado o nível de conhecimento, o acervo de dados disponíveis sobre essas substâncias no Brasil e as oportunidades minerais, que visam a atração de novos investimentos para o país. Foi uma importante oportunidade de criar maiores vínculos com profissionais coreanos”.
Abram acrescentou que o maior objetivo do encontro foi estimular as relações bilaterais entre os países. A Coreia do Sul tem uma importante indústria baseada em tecnologias de última geração, semicondutores e eletrônicos, mas depende de insumos minerais de outros países, especialmente minerais críticos para a transição energética. Por isso, quer diversificar os fornecedores de suprimentos.
O evento foi organizado pela Komir, Agência Nacional de Mineração (ANM), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo. Estavam reunidos representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Empresa Brasileira de Pesquisa Energética (EPE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Comitiva coreana visita Superintendência Regional do SGB em São Paulo
Além do seminário, a delegação coreana visitou, na quarta-feira (13), a Superintendência Regional do SGB em São Paulo para conhecer melhor a atuação da instituição. O objetivo foi explorar possibilidades de futuras parcerias e cooperações técnicas entre o SGB e a Komir, fortalecendo ainda mais a relação entre os dois países no setor mineral.
Maurício Pavan Silva, coordenador-executivo do Departamento de Geologia, apresentou informações sobre os projetos do SGB no tema minerais críticos e sobre os leilões de ativos minerários. Abordou também a possibilidade de cooperação técnica em diferentes áreas entre SGB e Komir, em especial relacionados à economia circular e à recuperação de áreas degradadas.
De acordo com a superintendente, Andrea Segura Franzini, as iniciativas de cooperação internacional são fundamentais para o compartilhamento de métodos e tecnologias, consolidando o SGB como um ator estratégico no cenário global: “Esses encontros fortalecem laços internacionais e também abrem caminho para colaborações em áreas de grande importância, como o mapeamento e exploração de minerais críticos, o desenvolvimento sustentável na mineração e a agregação de valor à cadeia produtiva mineral no Brasil”, ressaltou.
Simone Goulart
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC
Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca