Desastres mais frequentes e intensos exigem ações articuladas para proteger população 

09/10/2024 às 17h34
Ouvir Notícia

No IV Encontro Nacional de Desastres, especialistas do SGB compartilham estudos e informações técnicas que ajudam a compreender eventos extremos e a construir estratégias para reduzir os impactos 

Foto: Jackson Mendes/ABRHidro

Curitiba (PR) – Cada vez mais aumenta a frequência e intensidade de desastres relacionados à água no Brasil, como as inundações que afetaram o Rio Grande do Sul e a seca histórica na região amazônica e no Pantanal. Diante desse cenário, torna-se necessário fortalecer a articulação entre as entidades que atuam na gestão de riscos e prevenção de desastres. É o que destacou a chefe do Departamento de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil (DEHID/SGB), Andrea Germano, durante a abertura do IV Encontro Nacional de Desastres, nesta quarta-feira (9). 

O evento, realizado em Curitiba (PR), é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro). Nesta edição, o tema “Cidades Resilientes Frente aos Eventos Extremos Associados às Mudanças Climáticas”. Cerca de 20 pesquisadores do SGB participam da programação e, além disso, há estande da instituição com o lema “Conhecimento para Prevenir e Salvar Vidas".

“Este fórum oferece uma oportunidade crucial para aprimorarmos nossa comunicação. Precisamos fortalecer nossa colaboração com a defesa civil”, enfatizou Andrea Germano. A pesquisadora também ressaltou a urgência de elaborar mecanismos para sensibilizar e conscientizar as pessoas que vivem em áreas de risco para que durante eventos extremos adotem medidas de segurança.

Estudos do SGB ampliam o conhecimento sobre desastres

Na ocasião, a chefe do DEHID falou sobre a experiência de mais de 40 anos do SGB em previsões hidrológicas: “Após a criação da Lei de Desastres, em 2012, expandimos nossas atividades no mapeamento de áreas risco e ampliamos os sistemas de alerta hidrológico”. Ao longo do evento, pesquisadores apresentarão estudos que ajudam a compreender os eventos extremos e construir estratégias para reduzir os impactos para a população.

Serão apresentados trabalhos com os temas: Mudanças Climáticas e Desastres; Inundações Graduais e Bruscas; Monitoramento aplicado a Desastres; Sistemas de Alerta; Gestão de Riscos e de Desastres; e Estiagens e Secas.  Nesta quinta-feira (10), o pesquisador Marcus Suassuna participará de mesa redonda com o tema "Secas no Brasil no Contexto das Mudanças Climáticas" e a pesquisadora Luna Gripp fará palestra sobre “Diversidade, Equidade e Inclusão - Caracterização do END”. Luna Gripp é membro da comissão organizadora do evento e presidente da Comissão Científica, faz parte do Comitê Pró-Equidade e Diversidade do SGB e da Rede de Mães Geocientistas da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (Rede GeoMamas/ABMGeo).

Trabalho de campo

 

A primeira atividade do IV END foi uma ação em campo para explorar locais em Curitiba (PR) que enfrentaram enchentes e inundações, e conhecer na prática soluções adotadas pelo município para minimizar os efeitos destes eventos. “A visita técnica de campo foi excelente onde pudemos visualizar e discutir dentro do município de Curitiba as bacias de detenção planejadas para essa finalidade, as disparidades de vulnerabilidade e risco entre as regiões norte e sul e as áreas suscetíveis a alagamentos”, avalia a pesquisadora do SGB Keyla Santos.

Foto: Jackson Mendes/ABRHidro

Comitiva do SGB no IV END

A comitiva do SGB no 4º Encontro Nacional de Desastres é formada pelos pesquisadores (as) e técnicos (as): Andrea Germano, chefe do Departamento de Hidrologia; Emanuel Duarte Silva, chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada; Artur Matos, coordenador nacional do Sistema de Alerta Hidrológico; Franco Buffon, superintendente Regional de Porto Alegre (Sureg-PA); Marcia Pedrollo, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-PA; Mariane Brumatti, chefe do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba (NUBA); Antônio Gilmar Honorato; Caluan Capozzoli; Cláudio Damasceno de Souza; Cristiane de Melo; Erico Lima; Fábio Araújo da Costa; Francisco Marcuzzo; Janaína Gomes; Keyla Santos; Luna Gripp; Marcus Suassuna; Maria Emília Brenny; Mauro Trindade; e Rodrigo Luiz Gallo Fernandes.
 

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Visitas técnicas aproximam universidades das ações de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de SC

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) integra atividades do Projeto de Educação Ambiental (PEA), que também desenvolve ações com estudantes do ensino fundamental em parceria com o programa SGBeduca

03/07/2025

SGB fortalece parcerias em visita técnica ao Ceará

Reuniões institucionais e capacitação marcam semana de integração entre SGB, SOHIDRA, FUNASA e UFC

03/07/2025

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025