COP30: SGB apresenta iniciativas voltadas ao geoturismo digital na TechZone
COP30: SGB apresenta iniciativas voltadas ao geoturismo digital na TechZone
Instituição destacou a plataforma Geo 360 BR como ferramenta para democratizar o conhecimento geocientífico e valorizar a economia comunitária da região amazônica
Belém (PA) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) trouxe à pauta nesta quarta-feira (12), em sua agenda de atividades na COP30, ações realizadas pela instituição voltadas ao geoturismo em geossítios e atrativos geoturísticos na Amazônia. Entre elas, em duas ocasiões, foi apresentada a plataforma interativa Geo 360 BR, criada com o objetivo de proporcionar à população experiências educativas e imersivas, possibilitando conhecer atrativos geoturísticos sem precisar sair de casa. As atividades ocorreram na Tech Zone, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
As pessoas que visitaram a exposição enfatizaram a qualidade das informações e destacaram que a atividade permitiu, de fato, uma imersão. “Achei a experiência maravilhosa e acho que deve ser levada, principalmente, para escolas públicas para que os estudantes possam conhecer lugares que, de outro modo, não seriam possíveis de conhecer. Seria uma ótima oportunidade para aprenderem e explorarem nosso Pará, que é tão grande”, avaliou Letícia Monteiro.
Já o painel “Fomento ao Geoturismo em Carajás: Valorização da Economia Comunitária Através de Passeios 360 graus na Amazônia”, destacou o potencial para o geoturismo na Serra dos Carajás. “A região de Carajás abriga um conjunto notável de formações geológicas – cangas ferruginosas, cavernas, mirantes, nascentes e trilhas ecológicas — que representam um verdadeiro laboratório natural para as geociências. Esses locais permitem compreender processos geológicos de formação mineral e evolução ambiental da Amazônia, ao mesmo tempo em que se constituem como espaços de identidade e convivência das comunidades locais”, explica o pesquisador que ministrou as atividades, Almir Costa Conceição, coordenador do Programa Fomento ao Geoturismo do SGB.
De acordo com o pesquisador, “reconhecer e divulgar esses atrativos fortalece a valorização territorial, promove o orgulho identitário e amplia o acesso público ao conhecimento geocientífico”. A apresentação ressaltou a importância da plataforma Geo 360 BR, que permite às pessoas conhecer as diversas formações geológicas presentes na região, despertando o interesse em conhecer a cultura local e fortalecendo a economia sustentável da região.
Acompanhe a programação do SGB na COP
Raphael Molinaro
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
COP30: SGB discute caminhos para reduzir dependência de fertilizantes e fortalecer segurança alimentar no Brasil
Pesquisadoras do SGB Emanuela Brod e Ioná Cunha apresentaram soluções geocientíficas para uso sustentável de recursos minerais e ampliação da autonomia do país na produção agrícola